ad16
Geral

Morte de vereador Titico Barbosa é lembrada em plenário

[ad#336×280]A deputada estadual Belê Medeiros (PSB) lembrou o vereador Titico Barbosa, que completaria 42 anos de vida nesta quinta-feira (21), mas foi assassinado em 14 de outubro de 2012, sete dias depois de eleito para o terceiro mandato.

A deputada exibiu um cordel, de autoria do poeta Francisco Valério, que fez questão de entregar a todos os deputados, para que a gente sinta um pouco da dor de Dona Jesus, mãe de Titico, da viúva Joana Dárc e das filhas Ana Raquel e a Vivian… da família, dos amigos e toda Picos.

Belê lembrou que o pai de Titico, ex-vereador Pedro Barbosa, foi eleito em 2000 e em 2002 acabou assassinado em praça pública, na porta do comércio dos seus filhos, num crime que chocou o Piauí e trouxe indignação à família, representada por Titico Barbosa, que conseguiu fazer com que a morte e a injustiça cometida contra o pai tomasse a dimensão nacional, ao ser noticiada pela Rede Globo.

Deputada Belê Medeiros na bacada da ALEPI- Foto: ASCOM
Deputada Belê Medeiros na bacada da ALEPI- Foto: ASCOM

A deputada destacou a eleição de Titico, em 2004, a reeleição em 2008 e a conquista do terceiro mandato, em 2012, quando foi eleito com 5 mil votos, já com a família estruturada, bacharel em Direito, em Picos. Sempre defendendo os interesses das comunidades Tabuleiro, Angical, Torrões, Tabatinga, Vigia, Angico Branco, Oitis, Pimpona, Volta do Morro, Sobrado Grande, Aroeira.

A deputada afirmou que o deputado Nerinho (PTB) conhecia o vereador, sabia da sua predestinação. Homem simples, de vida humilde, que não conhecia as leis, tanto que fez o curso de Direito para fazer justiça à morte do pai. “O que mais me orgulhou era esse olhar que ele tinha pelos mais humildes, como uma família de 16 filhos, que vivia exclusivamente da roça… Não esqueço a alegria do vereador Titico em entregar a horta plantada pela família, a partir de um projeto do Sebrae em parceria com a Secretaria de Agricultura do município”, recordou.

O deputado Tadeu Maia (PSB) se somou à homenagem a Pedro Barbosa e a Titico. O que nos chama a atenção é a sina da família. A morte de Pedro Barbosa provocou uma comoção na região e fez com que o filho Titico buscasse Justiça. Queremos nos somar a essa homenagem, clamando por justiça para as mortes de políticos, como o vereador Titico, o ex-vereador Emídio, que têm ocorrido no Piauí.

Nerinho (PTB) também pediu a palavra para lembrar as ações do vereador Titico, que fez parte do grupo político do ex-prefeito de Picos, José Neri, seu pai. Picos sente a falta do político, amigo, pai, filho… A mãe de Tititco pediu para que ninguém mais entrasse na política para não acabar assassinado.

“Era tradição do vereador fazer companhia à sua mãe aos domingos. Ela ainda hoje chora a morte do filho. Que esse dia seja de conformação para essa família para superar esse momento de dor e perda”, concluiu a deputada.

Autor: Paulo Pincel

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade