ad16
GeralTodas as Notícias

Motoristas reclamam de demora na entrega de CNH no Detran-PI

Mesmo após um mês de início de funcionamento do novo sistema Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), quem precisa fazer renovação da habilitação ou tirar a primeira CNH ainda enfrenta problemas e muita espera.

É o caso do zelador Carlos Augusto Rodrigues. Ele disse que está há um mês na espera da habilitação e que o Detran não dá informações claras sobre o problema que enfrenta.

“Já está com um mês que terminei meu processo, fui lá para protocolar e até agora nada. Eu já fui com 15 dias e dizem que o problema é com a empresa que imprime a carteira. Sempre que vou, dizem que a carteira não está lá e não dão algum parecer, nem esclarecimento”, explicou.

As autoescolas também enfrentam problemas com a mudança do sistema, que ainda não parece beneficiar quem precisa dos serviços do Detran. Everaldo Ferreira, presidente do Sindicato de Instrutores e Funcionários de Autoescolas, disse que já recebeu processo de cliente por causa da demora.

“Um cliente meu levou minha empresa para o Procon, porque não tinha resolvido a CNH. Você já está aprovado, mas o Detran, que é o responsável, não entrega a carteira. Então cria-se um ambiente chato”, desabafou.

Mudança no sistema

No dia 13 de abril o Detran suspendeu os serviços relacionados ao sistema Renach, como primeira habilitação e renovação. O objetivo era que, com o novo sistema, desobstruísse a grande demanda de processos de primeira habilitação e renovação de CNH no estado.

A previsão inicial era que o retorno acontecesse em cinco dias. Em seguida, o Departamento adiou para o dia 23, depois para o dia 26, e depois para 4 de maio. Desde então, mesmo com o novo sistema, ainda não foi regularizada a entrega de CNH.

O Detran afirmou que o problema existe em virtude de o sistema ter ficado parado por quase um mês, o que gerou uma demanda muito grande com o retorno. Já havia processos antes do sistema parar e houve um acúmulo de demanda que se somou com as solicitações anteriores.

G1

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também