ad16
DestaquesGeral

Mototaxistas são meio de transporte para 76% dos piauienses

[ad#336×280]No Piauí, em 171 municípios o meio de transporte existente é o mototáxi, ou seja, 76% das cidades. O dado é da Pesquisa de Informações Básicas dos Municípios (Munic) 2012, divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa revela a precariedade da estrutura e do serviços nos municípios brasileiros, dentre os quais, o sistema de transporte, segurança e sociais. Segundo o estudo, 184 municípios são servidos por ônibus intermunicipal e apenas 26 contam com ônibus intramunicipal. Associados a estes números, a pesquisa também revelou a quantidade e estrutura das secretarias e conselhos de transporte.

Mototaxistas picoenses em manifestação pública realizada em 2010 - Foto: José Maria Barros
Mototaxistas picoenses em manifestação pública realizada em 2010 – Foto: José Maria Barros

No país, apenas 3,4% dos municípios brasileiros possuem Plano Municipal de Transporte, 3,7% contam com Fundo Municipal de Transporte e 6,4% possuem Conselho Municipal de Transporte. No Piauí, a situação é ainda pior porque 72% dos municípios do estado têm menos de 10 mil habitantes e são mantidos quase que exclusivamente pelos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e ainda dependem dos outros municípios para se manterem.

O levantamento aponta que apenas 14 municípios piauienses afirmam ter Secretaria Municipal de Transporte e em 39% delas não tinham estrutura alguma na área de transporte. Já o Conselho Municipal de Transporte foi registrado em apenas Cinco municípios, dos quais, quatro declaram ter Fundo Municipal de Transporte.

Fonte: G1 Piauí

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade