ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Mulher denuncia ‘mistura’ entre pacientes com e sem Covid no Hospital de Picos

Elaine Araújo denunciou que em quase todos os quartos há uma pessoa com Covid.

O Hospital Regional Justino Luz de Picos foi denunciado aos meios de comunicação, nesta quarta-feira (22), pela senhora Elaine Silva Araújo, que disse que a unidade de saúde tem ‘misturado’ pacientes infectados com o coronavírus a outros que possuem outras doenças.

Segundo ela, o fato foi descoberto através de uma conversa com outra acompanhante de um paciente que estava no mesmo quarto de seu ente querido.

Na segunda-feira da semana passada, dia 13, dei entrada com um paciente que foi diagnosticado com pneumotórax. Esse paciente está em uma ala aguardando a senha para ir para Teresina, a fim de passar por cirurgia. Nessa mesma ala em que ele se encontra, está um paciente que há mais de 15 dias que aguardava uma vaga para Teresina também. Quando a senha surgiu, foi feito um procedimento que requer testagem da Covid e ele testou positivo e imediatamente o levaram para o isolamento. A acompanhante que estava com ele foi quem nos informou sobre o ocorrido, porque as enfermeiras de plantão pediram para a ela não nos dissesse nada”, informou a denunciante.

Elaine Araújo relatou que, mesmo um dos pacientes tendo testado positivo para a Covid, nenhum procedimento foi tomado por parte do hospital. Ao contrário, novos pacientes foram levados para o mesmo quarto.

“Estamos com novos pacientes no mesmo quarto, um com tuberculose, outro que está com ferimentos casando mau cheiro, tornando difícil até fazermos as refeições nesse quarto. Fui atrás da enfermeira e ela disse que não tem mais quarto vago para ele ficar, que tinha que ficar nesse quarto. Procurei a ouvidoria, e simplesmente jogaram para a enfermeira a responsabilidade, dizendo ser ela a responsável por esse processo. Hoje procurei a ouvidoria novamente e ele fez foi uma suposição entre ele, outra pessoa e eu, onde um dos três poderia estar com Covid. Disse que temos é que tomar a vacina. Então eu disse que denunciaria”, disse indignada.

Elaine denunciou que em quase todos os quartos há uma pessoa com Covid. “A gente dá entrada com um paciente com um problema e sai com outro problema. Não tem condições da pessoa entrar com um diagnóstico e sair com outro”, frisou.

O Hospital Regional Justino Luz enviou nota de esclarecimento sobre a denúncia. Segue abaixo:

Esclarecemos que as situações relatadas são de conhecimento da equipe de enfermagem e direção do Hospital Regional Justino Luz. 
Sobre testagem para COVID-19 foi feito em um paciente que precisava ser transferido para outro hospital em Teresina-PI, pois faz parte do protocolo. Após ele testar positivo foi levado para o setor covid deste hospital. Os demais pacientes que estão no mesmo leito que o paciente diagnosticado com Covid-19 precisam permanecer na mesma enfermaria e passam por testagem após o tempo determinado. Os acompanhantes dos pacientes que apresentarem algum sintoma da doença é necessário que procurem atendimento no CIEM. 
Sobre o leito ocupado por um paciente que testou positivo para COVID-19, o mesmo foi desinfectado pela equipe de higienização antes de ser ocupado por um novo paciente. 
O paciente com tuberculose já iniciou o tratamento no mesmo dia que recebeu o resultado de exame Positivo para a doença – pacientes tuberculosos em tratamento não transmitem a doença.
Somos um hospital público e porta aberta para atender Picos e macrorregião, por isso a grande demanda de internados. Não temos leito disponível para isolar pacientes no momento. Entendemos o incômodo dentro da enfermaria, mas o paciente já passou por procedimento para limpeza dos ferimentos o que amenizará o odor no leito. 
Reiteramos a busca incessante por melhorias e a resolutividade da situação.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.