Mutirão de Catarata realiza 1800 cirurgias em Picos

Após sete dias de atividades do Mutirão de Catarata através do Projeto Olhar Bem, realizado na cidade de Picos, a movimentação de idosos nos corredores da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, ainda era intensa. Segundo dados da Sesapi, foram realizadas 3.246 consultas, e 1800 cirurgias.

A enfermeira técnica da Secretaria de Saúde do Estado, Paula Fernanda Veras, fez uma avaliação positiva do mutirão, destacando que o retorno por parte dos beneficiados tem sido gratificante. ” O que a gente tem visto são as pessoas alegres por voltar a enxergar, e isto é muito gratificante. Poder proporcionar uma visão melhor a estas pessoas”, disse Paula Fernanda Veras.
O aposentado Nataniel Ferreira Martins, foi uma das pessoas beneficiadas com o Projeto Olhar Bem. Ele percorreu mais de 50 quilômetros, da cidade de São João da Varjota a Picos, para receber atendimento no Mutirão de Catarata. Após a cirurgia, ele comemora, pois a visão embaçada, agora ficou no passado .
“Ontem fiz a cirurgia, e hoje já começo a enxergar um pouco. Espero que logo, logo, possa ver tudo. Antes olhava para as minhas mãos e não via meus dedos, hoje já consigo”, explicou emocionado Nataniel Ferreira.
A picoense, Terezinha Rodrigues de Oliveira é outra beneficiada com o Projeto Olhar Bem. Diagnosticada com catarata, a aposentada passou por cirurgia em um dos olhos, e diz que tudo melhorou. ” É tão bom poder enxergar melhor. A demora que a gente espera vale muito a pena”, afirmou Terezinha Rodrigues.
Picos é a primeira cidade do Estado do Piauí a receber o Projeto Olhar Bem. O projeto segue para os municípios de Bom Jesus e Floriano.