ad16
MunicípiosSantana do Piauí

Nenhum caso de dengue notificado em Santana do Piauí

Campanha da Dengue
Imagem da campanha de conscientização do combate a dengue em Santana do Piauí.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Piauí comemora os números, apesar de toda a preocupação em torno dos casos de dengue no Estado do Piauí, nenhum caso da doença foi notificado no município, em 2011. O ciclo de visitas às residências continua e os vigilantes mantêm o trabalho de orientação para com a população, fornecendo informações básicas como não conservar água parada em recipientes sem a “céu aberto”.

Para funcionários da Secretaria de Saúde o não registro de casos de dengue no município se deveu em parte graças a campanha de conscientização realizada no começo do ano, no mês de abril, quando as agentes de saúde, o prefeito Valdenilson Dias Borges, o prefeito em exercício Ricardo José Gonçalves e o secretario de Saúde, Milton Dias Santos, andaram nas residências distribuindo panfletos e prestando informações sobre as formas de evitar a doença.

O inspetor de endemias do Ministério da Saúde, Valdinar de Sousa, que presta seus serviços em Santana do Piauí informou que o trabalho de visita às residências é organizado através de ciclos, seis ciclos anuais. No momento os agentes de endemias estão visitando as famílias do povoado Lagoa Seca.

Ele informa que nessas visitas às residências quando os reservatórios de água são observados e é realizada uma contagem de larvas do mosquito aedes aegpty, tem sido possível perceber uma redução gradual dos focos, e com isso a possibilidade cada vez menor do surgimento de casos de dengue no município.

O agente de endemias atribui o baixo número das larvas encontradas, a conscientização da população, algumas famílias aprenderam a manter os cuidados e orientações não deixando água parada, e também ao fato de estarmos no “verão nordestino”, com a ausência de chuvas, o que reduz a possibilidade de água acumulada em objetos como tampas de garras plásticas, ou pneus.

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Sesapi divulgou ainda no mês de setembro que o Piauí registrou 11670 casos de dengue até setembro de 2011.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade