DestaquesTodas as Notícias

No Piauí, mais de 250 mil carteiras de identidade nacional foram emitidas em 2023

Durante o ano de 2023, o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco emitiu 254.828 novas carteiras em todo estado.

anuncio17 UNIFSA

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um novo modelo do Registro Geral (RG) e adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Durante o ano de 2023, o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco emitiu 254.828 novas carteiras em todo estado. 

O instituto conta com um posto em cada um dos 224 municípios do estado, dos quais 11 estão localizados em Teresina para atendimento de todos os públicos. O grande diferencial da nova CIN é a possibilidade de incluir outros documentos. A nova carteira apresenta ainda QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento. 

Os postos do Instituto de Identificação contam com um kit de coleta biométrica rápido e moderno. A assinatura, a captura da digital e a fotografia são coletadas através dos equipamentos computadorizados. A unificação de todos os números dos documentos pessoais em um único documento passa a ter um cadastro único em todo território nacional, tornando o novo documento de identificação ainda mais seguro. As carteiras no modelo antigo têm prazo validade por 10 anos.

Pessoas com deficiência 

Expedir a nova Carteira de Identidade Nacional no Piauí ficou mais fácil. O Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco expandiu os serviços para dar uma maior celeridade, eficiência e acesso aos piauienses que precisam do novo documento. O Piauí é o primeiro estado a ter um ponto de emissão de carteira específica para pessoas com deficiência, que fica localizado na sede da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID. De abril a novembro deste ano, mais de 1.800 carteiras para este público já foram emitidas.

O espaço é uma parceria do órgão com a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI). “O posto também pode nos ajudar na coleta de informações relacionadas aos tipos de deficiências no nosso estado, que são inseridas em um único documento oficial, proporcionando mais comodidade e respeito para essas pessoas”, explica o secretário da Seid, Mauro Eduardo.

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.