ad16
GeralTodas as Notícias

Nota: 9 de setembro, Dia do Administrador

Francisco das Chagas da Silva - Foto: Maria Moura
Francisco das Chagas da Silva – Foto: Maria Moura

A profissão da Administração no Brasil é relativamente nova, criada há apenas 49 anos, em 9 de setembro de 1965, por intermédio da Lei nº 4.769. O Conselho Federal de Administração (CFA), órgão máximo da profissão no Brasil, conseguiu fortalecer e tornar o curso de Administração no mais procurado do país, na esfera da educação superior. Hoje, são aproximadamente dois milhões de bachareis em Administração, entre os quais, mais de 300 mil registrados, ou seja, legalmente habilitados para o exercício da profissão.

O CFA organiza-se em torno de 27 Conselhos Regionais de Administração, localizados nos Estados da Federação e no Distrito Federal, formando o Sistema CFA/CRAs. Tal organização permite maior proximidade dos seus profissionais, bem como melhor defesa dos interesses da categoria. Consolidando a sua política de descentralização administrativa, mantem várias Seccionais vinculadas aos Conselhos Regionais. No Piauí, por exemplo, temos as Seccionais de Picos e Parnaíba, e, ainda em 2014, mais duas Seccionais e uma representação serão criadas: uma Seccional em Floriano e outra, em Piripiri – PI; e uma Representação em São Raimundo Nonato – PI.

O Administrador tem relevantes serviços prestados ao Brasil. É o profissional mais requisitado para a tomada de decisão em situações de complexidade e para lidar com a nova realidade do mercado, cada vez mais dinâmico, competitivo e de risco. O Sistema CFA/CRAs está mais sensível às demandas da sociedade, sobretudo àquelas relacionadas com a qualidade do produto ou serviço, seja nas esferas pública ou privada; com isso, o Sistema conquistou o respeito como um ente representativo da sociedade, graças ao know-how do serviço prestado por seus profissionais.

Graças à atuação dos seus Conselhos Regionais, que trabalham em sintonia com o Conselho Federal, o Sistema tem capitaneado ganhos para os seus profissionais e para a sociedade. Cito, aqui, a primeira Certificação Profissional do Sistema, na área de Recursos Humanos, lançada em 2014, cujo objetivo é referenciar o profissional para o mercado de RH. Destaco, também, o lançamento do Plano Brasil de Infraestrutura Logística (PBlog), contribuição inestimável à gestão dos modais de transportes do Brasil. O Sistema CFA/CRAs tem surpreendido, fato mais recente foi a materialização do projeto do Administrador Público Municipal, em tramitação, que versa sobre a criação da carreira do Administrador nas Prefeituras Municipais, iniciativa da maior relevância para todos os profissionais de Administração do Brasil.

Em meio a conquistas e desafios, neste 9 de setembro, agora oficializado Dia Nacional do Administrador, pela Lei nº 12.967, de 06/05/2014, PARABENIZO a todos os Administradores e Administradoras do Piauí e do Brasil, convicto de que “um país bem Administrado é melhor para todos”.

Cordial abraço.

Adm. Francisco das Chagas da Silva

Conselheiro Regional / Delegado da Seccional do CRA-PI – Picos

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.