ad16
CidadeDestaquesGeral

Novas Maravilhas: Catedral de Picos é uma das maiores do Nordeste

Catedral de Picos
Catedral de Picos

De qualquer ponto da cidade de Picos ( 310 km de Teresina) é possível ver a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios com seus 40 metros de altura, no centro da cidade. Ela se destaca de todos os prédios e casas de Picos. Pode ser vista de cima de morros, das ladeiras e das ruas mais altas de Picos.

Uma das maiores igrejas do Nordeste, a Catedral de Picos é também resultado do esforço do trabalho de toda uma comunidade para construir uma edificação da qual se orgulha e repassa esse orgulho para gerações.

Sua construção é uma verdadeira epopéia.

As duas torres apontam para o céu, quase sempre limpo, azul e com nuvens brancas.

A Catedral de Picos é grandiosa, construída no estilo gótico, possui 90 vitrais, seus altares laterais são de mármore carrara e alguns detalhes foram feitos em metal dourado, vindos diretamente da Itália.

Do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufpi (Universidade Federal do Piauí), Bruna Leal e Luzia Lisboa afirmam que as igrejas góticas possuíam a característica de tentar atingir as maiores alturas possíveis, tanto para demonstrar sua influência religiosa , quanto para demonstrar o seu poder econômico.

“Além da altura física, essas catedrais ainda se utilizam de elementos para se alongarem mais, dando a impressão de pés direitos ainda mais altos, para isso faziam uso, por exemplo, dos arcos ogivais e de colunas ritmadas”, analisam Bruna Leal e Luzia Lisboa.

A planta da catedral segue o modelo básico adotado pela grande parte das catedrais góticas, obedecendo a um desenho de cruz latina. Na parte inferior da catedral estão localizadas as naves laterais e a nave principal. As torres ficam dispostas na base da nave, na fachada principal.

Nas torres existem relevos de pequenas portas como se as torres fossem independentes e pudessem levar as pessoas para outro lugar através de seus simulacros de portas e janelas.

A Catedral de Picos começou a ser construída em 1948 pelo padre José Ignácio de Jesus Madeira, que determinou a demolição da outra igreja, que era pequena e quase centenária.

Com projeto arquitetônico inspirado na Catedral de Petrolina (PE), a Catedral de Picos tem arcos construídos sem ferros ou estrutura metálica , que dào a impressão de grande profundidade.

A catedral possui vários artifícios para ampliar seu próprio tamanho em um jogo visual com quem a observa.

A contadora Maria Dominini Leopoldo Lelis da Araújo, a Miriam Lelis, afirma que a construção da Catedral de Picos começou em 1948 e foi concluída nos anos 60, 20 anos depois.

“Ele tinha uma força e sempre que pedia a população o atendia”, conta Miriam Lelis.

Miriam Lelis conta que o padre José Madeira conseguiu mobilizar a população de Picos por longo tempo, fazendo com que os habitantes da cidade levassem, por vezes seguidas, em seus braços e cabeças e caminhadas a pé tijolos, telhas e outros materiais de construção civil. “Durante os quase 20 anos em que durou a construção da catedral, a vida dos picoenses estava fortemente marcada por muitos eventos que tinham como objetivo a construção. Muitos moradores levavam tijolos para a catedral no lombo de jumento~, afirmou Miriam Lelis.

O bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, afirmou que a Catedral Nossa Senhora dos Remédios foi construída em mutirão.

“Eu fiquei maravilhado ao saber que o padre Madeira mobilizou o povo para a construção da catedral. Fica claro que esse trabalho conjunto não é por conta do interesse econômico , mas porque se sentia bem. Muitos dizem que ajudaram a levar pedras para a construção da catedral~, falou Dom Plínio José Luz.

Vitrais vindos da Itália permitem entrada de luz colorida na Catedral de Picos

Os vitrais da Catedral de Picos retratam cenas bíblicas e símbolos religiosos e jogam luzes coloridas para a igreja

O pároco da Catedral de Picos, padre Gregório Leal Lustosa, disse que diz que agora os vitrais estão sendo recuperados.

Ele afirma que o estilo gótico da Catedral de Picos privilegia a verticalidade da estrutura, a luminosidade e o despojamento do interior.

~Os vitrais são bastantesa coloridos e representam cenas da Bíblia. A incidência dos raios solares nos bvitrais tornam a igreja maisa clara. Os vitraios circulam toda a igreja e foram adquiridos na Itália, através de doações das famílias mais abastadas de Picos , que ficaram com seus nomes inscritos nos vitrais, que tëm valor artístico, cultural e também patrimonial”, falou o padre Gregório Leal Lustosa.

As portas da Catedral de Picos foram talhadas com canivete pelos integrantes da família Albano, como o patriarca Joaquim Albano, o Quincas Albano, trabalhou no madeiramento da igreja e as outras portas talhadas foram inspiradas no entalhe da Igreja S`ao Benedito, em Teresina.

“Eles foram para a Igreja São Benedito e fizeram as portas da Catedral de Picos, falou Maria da Conceição Silva Albano, sobrinha de Joaquim Albano e mulher de José Albano de Moura fez os entalhes das portas até o final da construção.

VEJA IMAGENS

COm informações do Meio Norte
FOTOS: MOISES SABA

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade