GeralMunicípiosSaúde

Novas UPAs vão reforçar atendimento no sul do Piauí

anuncio17 UNIFSA
UPA 24H
UPA 24H

Os municípios de Floriano, Oeiras, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Uruçuí serão beneficiados em 2013 com a construção de Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h. As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas ,compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências.

“A UPA de Oeiras já está pronta. Será a primeira a ser entregue. Já adquirimos os equipamentos. Aguardamos agora a conclusão do projeto paisagístico da obra, que segue orientação do Ministério da Saúde”, explica Christianne Rocha, coordenadora das UPAS no Piauí.

Segundo a coordenadora, das cinco UPAs, somente a de Uruçuí será de porte 1. As quatro restantes serão do tipo 2. “A diferença principal é em relação a população que vai atender e a quantidade de profissionais e leitos”, ressalta.

Uma UPA de porte I, por exemplo, abrange uma área de 50 a 100 mil habitantes, com capacidade de atendimento de até 150 pacientes por dia; As unidades de porte II englobam uma área de até 200 mil habitantes com capacidade de atender até 300 pacientes diários.

“Além dessas cinco UPAS, o Piauí ainda terá outras unidades em Piripiri, Picos, Parnaíba, Corrente e Teresina. Na capital serão três. Uma totalmente nova no bairro Renascença e outras duas que estão sendo reformadas para virar uma UPA. Todas elas gerenciadas diretamente pelos municípios”, finaliza Christianne Rocha.

Ascom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.