ad16
GeralSaúde

Novembro Azul reúne dezenas homens na Unidade Básica de Saúde do bairro Canto da Várzea I e II.‏

Homens realizando exames-Foto: ASCOM/SMS
Homens realizando exames-Foto: ASCOM/SMS

Durante este mês, é comemorado o “Novembro Azul”, campanha nacional que tem como objetivo alertar a população masculina sobre a necessidade de realizar exames urológicos para prevenir o câncer de próstata, que é o sexto mais comum no mundo e o segundo mais frequente no Brasil.

Com o objetivo de chamar a atenção para a causa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde do bairro Canto da Várzea I e II, realizou no final da tarde e inicio da noite dessa quarta-feira (27/11) várias atividades em alusão a data.

Toda uma estrutura foi montada em frente ao posto de saúde com intuito de receber a população masculina acima de 40 anos do referido bairro, assim como os homens que fazem atividades físicas na Avenida Severo Eulálio. De acordado com Joseneide Pires, enfermeira responsável pela UBS do bairro Canto da Várzea I, a ação teve como objetivo conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Hoje estamos realizando diversas atividades em alusão ao Novembro Azul, entre elas, verificação de pressão arterial, teste de glicemia (teste de diabetes), exame antropométrico, onde são verificados a altura e o peso corporal, e uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA foi parceira do evento, onde realizou coleta de sangue para exames anti HIV e VDRL (Venereal Disease Research Laboratory)”, enfatizou Joseneide Pires, enfermeira responsável pela UBS Canto da Várzea I

20131127_172326

Todos os profissionais de saúde que integram o quadro de funcionários da UBS estavam presentes. Para trazer mais informações sobre a doença que atinge um em cada seis homens brasileiros, houve também uma panfletagem de material informativo sobre a saúde do homem. Segundo Mageany Barbosa, enfermeira responsável pela UBS do bairro Canto da Várzea II, os homens não têm o hábito de fazer exames preventivos e uma ação como esta visa conscientizar o publico masculino sobre o câncer de próstata.

“Os alvos da campanha, que visa conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, foram os homens acima de 40 nos de idade, e ações como esta é muito importante, pois os homens, na grande maioria, não tem o hábito de estar procurando um médico para fazer exames”, ressaltou Mageany Barbosa, enfermeira responsável pela UBS Canto da Várzea II.

Ascom SMS

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também