Acessar o WhatsApp em até quatro aparelhos ao mesmo tempo foi um dos principais anúncios do mensageiro no mês de julho. Com a novidade, testadores beta agora podem abrir várias abas do WhatsApp Web ou ainda deixá-lo aberto em computadores Windows e Mac simultaneamente.
É possível também ter acesso ao mensageiro mesmo se o celular em que ele estiver cadastrado esteja sem bateria. Entretanto, ainda é impossível usar a mesma conta do app em dois celulares diferentes.
Além disso, o fim das notificações de conversas arquivadas e a possibilidade de ingressar chamadas de grupo que já começaram foram outros assuntos que também chamaram atenção dos usuários. Na lista a seguir, confira as matérias que mais se destacaram em julho sobre o mensageiro para Android e iPhone (iOS).
O WhatsApp começou a testar o acesso simultâneo de uma mesma conta em até quatro dispositivos. O recurso permite abrir o mensageiro na versão web e em PCs Windows ou Mac, mesmo com o telefone desligado ou sem Internet. No entanto, ainda não é possível usar a mesma conta em mais de um celular.
O recurso foi liberado apenas para os usuários do programa beta, disponível tanto para Android quanto para iOS. Para usá-lo, é preciso acessar o menu de três pontinhos da tela inicial, entrar em “Aparelhos conectados” e, depois, tocar em “Múltiplos aparelhos (Beta)”.
Em seguida, basta pressionar o botão “Entrar na versão beta”. A mensagem de que você ingressou na versão de testes será exibida na parte superior da tela. Outra novidade que despertou interesse foi a reorganização das conversas arquivadas, também lançada no meio do mês.
O aplicativo passou a exibir, no topo da tela inicial, uma pasta em que ficam guardados esses chats. As notificações referentes a esses bate-papos não são mais enviadas ao usuário, o que ajuda a “esconder” as conversas arquivadas. O novo arquivo do WhatsApp dividiu opiniões. Houve gente que tenha adorado a novidade, enquanto outros usuários não curtiram tanto assim.
Felizmente, o recurso pode ser desativado nas configurações do app. Para isso, basta entrar na pasta “Arquivadas”, tocar no menu de três pontinhos, selecionar “Configurações de arquivamento” e desativar a chave “Manter conversas ativadas”.
Também em julho o WhatsApp passou a permitir entrar em uma chamada de grupo em andamento, seja de áudio ou em vídeo. A novidade agradou os usuários do app, que antes ficavam de fora dos chats que não conseguiam atender.
O ingresso no bate-papo em grupo é feito na aba “Chamadas”, que destaca as que estão acontecendo com um ícone verde. O usuário ainda pode ignorar a ligação, caso deseje, bastando tocar nesse botão. O mensageiro do Facebook começou a testar proteger o backup com senha e criptografia de ponta-a-ponta.
Pelas imagens e informações do site especializado WABetaInfo, o usuário definiria uma senha de pelo menos oito caracteres, que seria exigida na hora de recuperar as conversas e mídias do backup.
A funcionalidade, no entanto, não durou muito. O portal notou que, na atualização seguinte do app beta para Android, a proteção do backup já não estava mais presente. O motivo seria um problema de conexão, que teria levado o WhatsApp a suspender temporariamente a criptografia nas cópias de segurança.
Por fim, um assunto de grande interesse dos usuários do WhatsApp foi a possibilidade de escolher a qualidade das fotos enviadas.
Disponível nas versões beta dos apps Android e iOS, o recurso permite definir se as imagens serão mandadas da forma padrão, em qualidade alta, ou ainda no modo economia de dados, que comprime mais ainda o arquivo.
Meio Norte