DestaquesGeralTodas as Notícias

Novo comandante dos Bombeiros é nomeado e foco será concurso público

Com 350 militares em seu efetivo, o Corpo de Bombeiros do Piauí é um dos menores do Brasil. Atualmente, só há quarteis em 5 cidades do estado.

anuncio17 UNIFSA

Com um déficit de mais de mil militares, o novo comandante do Corpo de Bombeiros,  coronel Ronaldo Macêdo vai assumir o cargo com várias missões. Uma delas é enfrentar uma corporação com escassez de pessoal e demanda elevada. Em entrevista à TV Cidade Verde, o comandante garantiu que vai lutar pela realização de concurso público. 

Com 350 militares em seu efetivo, o Corpo de Bombeiros do Piauí é um dos menores do Brasil. Atualmente, só há quarteis em 5 cidades do estado: Parnaíba, Floriano, Picos, Teresina e mais recentemente em Piripiri. Para avançar, o novo comandante da corporação aposta em uma única via: concurso.

Coronel Ronaldo Macêdo – Foto: Natanael Sousa

“Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Nosso efetivo hoje gira em torno de 350 militares. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri”, declarou o coronel Ronaldo Macedo.

De acordo com a lei estadual de 2009, a previsão é que os Bombeiros do Piauí tenham pelo menos 1.442 militares. Regra que contradiz o que diz a ONU, que determina um bombeiro para cada mil pessoas. 

Segundo ele, na lei de organização básica do Corpo de Bombeiros já estão previstos outros quarteis, no entanto, só com o aumento do efetivo eles podem sair do papel.

“Temos uma lei de organização básica que prevê quarteis em Corrente, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, Esperantina e Campo Maior. Existem na lei, mas ainda de fato não foram implantados. Não tem pessoal e não ouve um estudo para a real implantação. Precisamos fazer concurso. O governador é sensível a isso, mas existem as limitações”, afirmou.

Formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Coronel Ronaldo Macedo tem 28 anos dedicados ao Corpo de Bombeiros. Segundo ele, a palavra de ordem hoje é a integração com outras forças policiais.

“Eu poderia dizer que a palavra de ordem hoje é a integração. Foi inaugurado na PM um Centro Integrado de Comando e Controle. É um centro que reunirá as forças de segurança para atuar nas diversas situações de operacionalidade. Cada um dentro da sua especificidade”, disse.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.