Novo Hospital de Picos implementa ferramenta de segurança do paciente
A iniciativa, conhecida como “daily huddle”, consiste em uma reunião curta, de no máximo 15 minutos, realizada duas vezes ao dia, envolvendo toda a equipe da unidade hospitalar.
O Novo Hospital Regional de Picos lançou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a segurança do paciente e o trabalho da equipe de saúde. A iniciativa, conhecida como “daily huddle”, consiste em uma reunião curta, de no máximo 15 minutos, realizada duas vezes ao dia, envolvendo toda a equipe da unidade hospitalar.
Segundo a gerente assistencial do Novo Hospital Regional de Picos, Angélica Carneiro Sousa Luz, a iniciativa daily huddle teve início na unidade desde a primeira semana de agosto e já mostra bons resultados. “Nesses momentos, os profissionais de diferentes áreas da assistência compartilham informações sobre o atendimento, tratamentos, altas hospitalares, entre outros temas. Com isso, ampliamos a segurança e a qualidade na assistência, além de nos ajudar em um maior giro de leitos com assertividade”, revela a gestora.
A gerente também destaca que a ferramenta de resolutividade promove uma comunicação eficiente, coordena atividades e integra todos os profissionais. “Esse é um importante instrumento de gestão, reunindo a equipe multiprofissional, inclusive um representante da gerência, atuando com um roteiro de verificação para garantir a continuidade e a qualidade da assistência ao paciente”, explica Angélica.
Durante as reuniões é possível se comunicar sobre diversos aspectos, como leitos de enfermaria, exames e procedimentos pendentes. “As reuniões são oportunidades para toda a equipe se ver, se comunicar e fazer uma checagem das informações relevantes da rotina do hospital”, complementa a gerente.
Dessa forma, o huddle também encurta caminhos, pois, em uma unidade hospitalar de grande porte como o Regional de Picos, é mais difícil que as equipes possam se encontrar o tempo todo. A iniciativa também serve para melhorar as relações interpessoais, um grande diferencial atualmente.
“Tudo isso também traz um importante aspecto humanizado para o hospital. O huddle permite identificar possíveis problemas, ao mesmo tempo que nos faz ser mais ágeis na solução de qualquer situação adversa”, conclui Angélica.
O Novo Hospital Regional de Picos é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com o Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).