ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeral

Novo reitor da UFPI é empossado em Brasilia

Arimatéia Dantas, novo reitor empossado da UFPI-Foto: foto João Neto/MEC

Aconteceu nesta segunda-feira (19), às 10h da manhã, em Brasília, a solenidade de posse do novo Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Professor Doutor José Arimatéia Dantas Lopes. A nomeação do novo Reitor foi publicada dia (16) no Diário Oficial da União. Dia 20, terça-feira, às 19 horas, no Espaço Cultural Noé Mendes, será feita a transmissão do cargo e em seguida, na mesma solenidade, o novo reitor dá posse a vice-reitora Professora Doutora Nadir do Nascimento Nogueira.

A solenidade foi comandada pelo ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes. Arimatéia Dantas Lopes foi ao Distrito Federal acompanhado da esposa Graça Citó e do ex-reitor Luiz de Sousa Santos Júnior. Os deputados federais Hugo Napoleão (PSD) e Paes Landim (PTB) também participaram da solenidade.

Dentre as principais plataformas de trabalho dos novos gestores estão: consolidação do crescimento da UFPI por meio de uma reforma do organograma da administração superior para que a universidade possa resolver de forma mais célere as demandas; reitoria participativa e itinerante nos campi e centros para ter agilidade nas demandas em Bom Jesus, Floriano, Parnaíba e Picos além dos Pólos de Ensino à Distância – EAD ; dobrar o número de doutores uma vez que a pós-graduação contribui para o desenvolvimento da graduação, da pesquisa e a pesquisa contribui para o desenvolvimento do Piauí.

Arimatéia Dantas e os deputados federais piauienses Paes Landim e Hugo Napoleão-Foto: João Neto/MEC

A gestão será marcada pelo apoio à criação de novos cursos de pós-graduação, de doutorado, pois o desenvolvimento da pesquisa da pós-graduação é fundamental para que a universidade cumpra seu dever e contribua muito mais com o desenvolvimento do Estado.

Arimatéia Dantas Lopes com outros reitores empossados e com o Ministro da Educação-Foto: João Neto /MEC

Perfil

O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes (Reitor) é natural de Pindoretama – CE, casado desde dezembro de 1980, com a Profa. Dra. Antônia Maria das Graças Lopes Citó, professora da UFPI, com quem tem três filhos: Lorena Citó Lopes (Farmacêutica, mestre em Farmacologia e doutoranda do Programa RENORBIO) casada com Tércio Resende Santana, Alexandre Citó Lopes (bacharel em Ciências da Computação e estudante de Engenharia Civil) e Lara Citó Lopes (estudante de Arquitetura) e um neto, Tércio Filho.

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado – Nível III, docente do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí, desde março de 1978.

Pertence ao quadro de professores dos Programas de Mestrado em Química, Mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), nos quais ministra disciplinas e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Publicou 31 artigos em Periódicos Nacionais e Internacionais e 148 Trabalhos em anais de Congressos Nacionais e Internacionais. Exerceu, na UFPI, os cargos de Chefe de Departamento de Química, Coordenador dos Cursos de Graduação em Química, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, Diretor de Centro de Ciências da Natureza, Presidente da Comissão Central de Concursos e, atualmente, exerce o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento. Vice-Coordenador Nacional do Programa Olimpíada Brasileira de Química e integrante dos Júris da Olimpíada Iberoamericana de Química e da International Chemistry Olympiad, que são constituídos por dois docentes de cada país-membro.

Como membro desses júris, representou o Brasil em olimpíadas de química realizadas em 19 países: Argentina, Alemanha, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Japão, México, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Turquia e Venezuela.

A Prof. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira (Vice-Reitora) É natural de Teresina – PI, casada com o jornalista Francisco Magalhães com quem tem um filho: Arthur Nogueira Magalhães.

Possui graduação em Nutrição pela UFPI, mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela USP. Atualmente é professor Associado II do Departamento de Nutrição da UFPI. É docente e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Saúde e de Alimentos e Nutrição e colaboradora no doutorado do RENORBIO, com 10 dissertações defendidas. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População e Bioquímica da Nutrição.

Publicou 19 artigos em periódicos nacionais e internacionais, um livro, seis capítulos de livros e uma centena de trabalhos completos e resumos em congressos nacionais e internacionais. Exerceu os cargos de Coordenadora de Curso de Pós-Graduação; Sub-chefe de Departamento e vice Diretora, além de Coordenadora de Informação em Ciência e Tecnologia/PRPPG. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade