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Novos mercados para a apicultura

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Casa APIS em Picos - Foto: Arquivo RIACHAONET
Casa APIS em Picos - Foto: Arquivo RIACHAONET

Melhoramento dos mercados e oportunidades na apicultura foram temas discutidos durante o Encontro Nacional de Apicultura, que aconteceu em Teresina, reunindo gestores de projetos de apicultura do Sebrae de vários Estados do Brasil.

Na ocasião, a gerente adjunta da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae no Distrito Federal, Patrícia Mayana, falou sobre o comércio de produtos como o vinagre do mel que ocupa apenas 3% da comercialização; o mel de engenho, com 5%; e o mel puro, com 92% das vendas. “Precisamos trabalhar a cadeia do mel em conjunto para que as vendas aumentem, equiparando os diversos elos do mercado, desde negócios realizados e ofertas de canal até a demanda”, afirmou Patrícia.

O representante do Sebrae no Rio Grande do Norte, Célio Vieira, fez uma explanação sobre a Copa de 2014 e as oportunidades de negócios para o ramo da apicultura, que para ele está no mesmo patamar de outros setores. “Quero que todos pensem em como aproveitar esta oportunidade também no setor da apicultura. Não podemos achar que está longe demais e deixar de nos preocupar com parcerias que podem ser firmadas antes deste evento de grande porte”, destacou.

Ainda de acordo com Vieira, a Copa de 2014 no Brasil é uma oportunidade de mostrar os produtos da apicultura para quase metade do mundo – já que 45% dos espectadores acompanham a copa. “Devemos aproveitar a presença dos jornalistas e turistas do mundo inteiro antes e durante a copa. Quem conhecer o que o nosso país tem a oferecer, pode se interessar e vir em outro momento. Isso será resultado de negócios e parcerias fechadas com visão de longo prazo”, declarou.

O gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda, falou que o encontro foi importante para a troca de experiências entre os Estados. “Essa foi a primeira reunião realizada no Piauí, quando apresentamos experiências inovadoras para gestores de projetos do Brasil inteiro. Precisamos trabalhar o mel aliado a outras cadeias produtivas, e não isoladamente. Assim as ações de mercado se tornam mais eficientes”, comentou Holanda.

O encontro contou ainda com palestras sobre Metodologias de Gestão para Apicultura; Inovação em Projetos; e Parcerias Estratégicas; além de painel sobre Normas Técnicas e a Integração Silvicultura/ Apicultura.

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