ad16
EducaçãoTodas as Notícias

Núcleo de Prática Jurídica é inaugurado e oferecerá atendimento gratuito para toda população em Picos

Foi inaugurado o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do campus Professor Barros Araújo, em Picos, nesta sexta-feira (04), no prédio localizado no bairro Junco. O espaço oferecerá atendimento gratuito a toda comunidade interna e externa, com orientação, acompanhamento e protocolo de ações judiciais.

O NPJ visa atender aos interesses da população que não possui acesso e conhecimento à justiça. A atuação terá abrangência no munícipio de Picos, mas também oferecerá serviços a toda microrregião, que abrange munícipios circunvizinhos.

Na solenidade de inauguração, estiveram presentes o Reitor Evandro Alberto De Sousa; a Vice-Presidente Da Oab Subseção De Picos, a Doutora Yana De Moura Gonçaves; a diretora do campus de Picos, Mariluska Macedo Lobo de Deus Oliveira e o Vice-Diretor, Professor Doutor Renato Santos Rocha. Além dos professores coordenadores do Núcleo, coordenação de Direito e alunos do curso.

A professora Ingrid Medeiros, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, explica que os focos de atuação do NPJ serão nas áreas solicitadas pelos próprio requerentes. “Nossos alunos da UESPI receberão as demandas, darão orientações, junto com a nossa orientação e supervisão. Vamos atender toda a comunidade em geral, que busca um atendimento, um auxílio jurídico, sem ter condições de arcar com as despesas processuais.  Muitas demandas como direito do consumidor, em outras demandas também que necessitam de uma orientação, o NPJ vai estar sempre de portas abertas pra dar seguimento e atender toda a comunidade de Picos e a microrregião também”, afirma.

O professor Hamurabi Siqueira, também coordenador do Núcleo, destacou que o NPJ é um projeto de extensão, sendo uma ação permanente que tem o objetivo de trazer para população hipossuficiente da região um atendimento de direito adequado, atendimento na área jurídica especializado nos mais variados ramos do direito. “Isso traz um impacto, cumprimento de uma função social. Leva a universidade para fora dos muro da academia impactando diretamente na sociedade picoense e da microrregião”, reintera.

O reitor Evandro Alberto ressaltou que a entrega do Núcleo é a realização de um sonho dos acadêmicos e professores. “Hoje nós estamos aqui entregando essa importante obra para o curso de direito e para a comunidade. Para o campus uma é um grande realização e para o curso principalmente, porque aqui passarão vários estudantes e  este núcleo que contribuirá também com a sociedade”, comemorou.

Atuação da comunidade discente

No Núcleo vão atuar professores advogados e alunos do estágio supervisionado. Segundo a coordenadora do curso de Direito, Hilziane Laysa de Brito, os estudantes irão fazer um estágio supervisionado de qualidade, com a possibilidade de exercer a prática jurídica com atendimento direto ao público, que necessita de um atendimento jurídico  e não tem condições financeiras de contratar um advogado para uma consulta jurídica. “Vamos democratizar o acesso a esses conhecimentos jurídicos. É proporcionar cidadania para todo o povo de Picos e região”, disse a docente.

O NPJ vai funcionar em parceria com o Juizado Especial, que já funciona na unidade, permitindo que a população de Picos. “O Núcleo de prática jurídica vai dar oportunidade aos nossos alunos do curso de Direito de fazer realmente a prática em si e o social. Vai estar estar ealizando o estágio de direito e em contato o nosso público, a nossa comunidade”, disse a Diretora do Campus, Mariluska Macedo.

Ruan Pablo, do 4º período do curso de Direito, revelou que a expectativa dos estudantes é muito alta em relação ao Núcleo. “Quando entramos no curso de direito, anseiamos muito por demandas sociais, por poder ajudar a sociedade no geral. Vemos isso como oportunidade de ajudar realmente perto ativamente, por meios de casos, informações. De trabalhar com pessoal de uma forma agradável, educada, muito respeitosa  e poder dar a eles a melhor orientação, a melhor o melhor trabalho possível que a gente possa fazer”, finaliza o voluntário do NPJ.

Os horários de atendimento no NPJ serão de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.  O endereço é no prédio localizado na Av Senador Helvídio Nunes, bairro Junco – Picos.

Ouça o áudio do docente:

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.