ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeral

Número de atendimentos de pacientes com transtornos mentais no HRJL ultrapassa os 1700 em 2012

[ad#336×280]O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Regional Justino Luz de Picos, registrou durante o ano de 2012, 1.797 casos de pessoas que dão entrada no hospital apresentando transtornos mentais. Os números são altos se compararmos com outros tipos de patologias atendidas no HRJL. Os transtornos mentais são ocasionados por uso de drogas ilícitas, embriaguez, alcoolismo, síndrome do pânico, depressões e transtornos neurológicos.

De acordo com o médico plantonista, cardiologista, Francisco Bezerra, as pessoas que  chegam ao hospital apresentando estes sintomas, é feito a avaliação dos sinais vitais, como aferição da pressão, pulso e temperatura do corpo. Posteriormente a avaliação, o paciente é tratado até que o quadro seja estabilizado, e em casos  mais simples, onde  não apresenta transtornos mais sérios, estes devem ser encaminhados para o Hospital Dia, um hospital por excelência para atender estes casos, “pois lá se têm psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, ou seja, uma equipe multidisciplinar”, afirma o médico.

Cardiologista, Francisco Bezerra - Foto: J.M
Cardiologista, Francisco Bezerra – Foto: J.M

Francisco Bezerra ainda disse que a maioria dos pacientes com transtornos mentais são provocados por ingestão de drogas ilícitas. “Uma grande percentagem sim, nós não temos dados estatísticos, mas pela frequência que ocorre tanto no meu plantão como nos demais é grande, pessoas que chegam com este quadro por ingerirem drogas”, disse o médico.

Para o diretor financeiro do HRJL, Carlos Moita, neste ano não ouve a catalogação do número de atendimentos, porém, o índice continua similar ao do ano passado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade