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Nutricionista explica cuidados com a alimentação no B-R-O- BRÓ

[ad#336×280]Devido as altas temperaturas e a baixa umidade do ar, características do período B-R-O- BRÓ, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, especialmente porque nesta fase a proliferação de bactérias patogênicas (bactérias que causam doença) aumenta consideravelmente.

A nutricionista, Helionildes Bezerra, explica que neste período o tempo de exposição dos alimentos às altas temperaturas deve ser constantemente observado, “pois é nesta exposição sem as devidas normas de Saúde que as bactérias se desenvolvem nos alimentos”, disse a nutricionista. Helionildes acrescentou que este mesmo cuidado deve ser levado em consideração com os produtos gelados.

Verificação da temperatura dos alimentos - Foto: Paula Monize
Verificação da temperatura dos alimentos – Foto: Paula Monize

Este fator  é mais relevante ainda para as pessoas que se alimentam sempre fora de casa e que não se atentam, ou não conhecem a procedência dos alimentos. Daí a necessidade de procurar locais que ofereçam boas condições de higiene tanto na conservação dos alimentos, como do próprio espaço físico.

Em caso da ingestão de alimentos estragados a pessoa fica suscetível a uma infecção alimentar que na maioria das vezes, a é suave e desaparece após alguns dias. Mas há casos que demandam maiores cuidados quando a infecção ocorre de maneira mais grave.

Alimentação adequada

O consumo de alimentos com elevado teor de água também deve ser conciliado, tais como água de côco, chás, frutas, picolés de frutas, verduras e legumes crus, naturalmente ricos em água. Frutas como melancia, laranja, melão, tangerina, abacaxi, além de verduras e legumes como tomate, alface, chuchu, beterraba, cenoura, abobrinha, tem elevado teor de água.

frutas

Uma alimentação balanceada, rica em saladas cruas, frutas, sucos de frutas, carnes magras e bastante líquido, deve ser estimulada nesse período de calor intenso. Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite a maionese e os molhos prontos preferindo o azeite, limão e vinagre.

Evite o consumo exagerado de café, refrigerante e, bebidas alcoólicas, pois são bebidas diuréticas que o deixam mais propenso a desidratação. Caso você consuma bebidas à base de cafeína ou álcool, beba mais água para equilibrar o efeito desidratante.

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