ad16
ArtigosColunasCrônicas da EuropaGeral

O motivo disso tudo

Olá prezadas e prezados interlocutoras (es). Para quem não me conhece sou Orlando Berti, tenho 33 anos e meio, sou jornalista há 15 anos, professor universitário, pesquisador e extensionista da Universidade Estadual do Piauí e doutorando do terceiro ano em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo. Estudo Internet, Comunicação Comunitária, cidadania, regionalidade, glocalidade e redes sociais.

Atualmente faço estudos do meu doutorado e sou professor-visitante da UMA – Universidade de Málaga, na cidade de Málaga, Andaluzia, Sul da Espanha.

Sempre fui um incomodado socialmente com o que está a meu redor. Sempre gostei de “encher o saco”, dar pitacos, provocar, participar de discussões e tentar vivenciar ações para a mudança positiva de alguma coisa que está a nosso redor. Se dá certo? Não sei…só sei que tento.

Após muitos convites de sítios jornalísticos do Piauí decidi aceitar escrever para o RiachãoNet por uma série de motivos: primeiro pela liberdade que terei, segundo pela credibilidade do meio, terceiro, por estar escrevendo em um meio de comunicação do estado e da região que acredito serem terrenos de melhores dias.

Nos próximos meses, quiçá próximos anos, entre uma, duas (ou até três) vezes por semana estaremos escrevendo uma série de textos sobre a Europa. Não para falar de turismo, mas de lições sociais, antropológicas, econômicas e comunicacionais para o nosso País e, principalmente, para nosso Piauí. Ou seja: é uma visão “de fora” para falar “pra dentro”.

O estilo jornalístico de crônica foi escolhido justamente por conta da liberdade jornalística de se sair da camisa de força do estilo jornalístico que conhecemos (algo que tenho observado muito aqui na Europa). Se a crônica é um estilo que deve ser mais popularizado no País? Cenas para as próximas colunas…

Lembrando que não sou o dono da verdade e muito menos da razão, sou apenas um palpiteiro, um “enchedor de saco” e um incomodado com o que acontece de não tão socializante. Então: prezados interlocutores: sintam-se à vontade para criticar, sugerir, propor, polemizar, sua opinião será extremamente importante, principalmente porque acreditamos no Jornalismo como fonte de ajuda de transformação social.

Até muito em breve.

Orlando Berti – de uma noite chuvosa nas margens do Mar Mediterrâneo, aos 12 graus de frio.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade