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O que saber antes de contratar um Influenciador Digital

Diante de um mundo de comportamento tão voltado ao digital, os empreendedores já se atentaram à importância de anunciar seus produtos e serviços onde todo mundo está: nas redes sociais. Com isso, a necessidade de ser assertivo e pontual nessa presença digital é cada vez maior, e uma das estratégias mais utilizadas e procuradas são as contratações de influenciadores.

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Diante de um mundo de comportamento tão voltado ao digital, os empreendedores já se atentaram à importância de anunciar seus produtos e serviços onde todo mundo está: nas redes sociais. Com isso, a necessidade de ser assertivo e pontual nessa presença digital é cada vez maior, e uma das estratégias mais utilizadas e procuradas são as contratações de influenciadores.

Ao se procurar um influenciador para fechar parceria e anunciar seus produtos, geralmente avaliam somente o número de seguidores e isso torna-se um erro, mediante o fato de que esse número por si só não quer dizer que irá lhe trazer resultados para seu negócio, e vários outros fatores devem ser avaliados para que haja um retorno sob o investimento.

Atente-se aos principais pontos que devem ser avaliados antes de se contratar um influenciador digital:

– Tenha seu público alvo definido

Contratar um influenciador sem ter um público alvo definido é como atirar às cegas e gastar munição sem acerto. Defina seu público alvo desse produto ou serviço que você vender: Se é pra homem ou mulher, qual a média de idade, qual a área demográfica, qual o estilo de vida, classe social e comportamentos predominantes desse público. Com essas informações em mãos você poderá passar para os próximos passos de qualquer meio de divulgação, inclusive influenciadores digitais.

– Procure influenciadores alinhados ao seu produto/serviço

Observe o nicho que o influenciador se insere: se você vende um produto fitness não adianta contratar um influenciador que não tenha esse estilo de vida. Certo? O mesmo vale ainda mais para nichos completamente diferentes. O influenciador deve ter afinidade com o que você vende, até porque quem o segue e o vê como formador de opinião também tende a ter o mesmo comportamento cotidiano e linha de pensamento em relação ao nicho.

– Nada de influenciadores que tenham seguidores comprados

Uma forma de descobrir se os seguidores são comprados é avaliar a interação das postagens. Se o influencer tem 15 mil seguidores, não faz sentido ter 6 ou 10 comentários ou ter de 30 a 60 curtidas nas publicações.

Contratar influenciadores com seguidores comprados é dinheiro jogado no ralo, pois não irá entregar seus anúncios para seus futuros compradores, já que eles não existem nesse Instagram; fora que a própria rede social reconhece quando um Instagram compra seguidores e pune a conta não entregando para quem a segue. Então já sabe, perca de tempo e dinheiro.

– Peça para ver dados

Solicite ao influenciador digital que te envie os seguintes insights: porcentagem de contas alcançadas e de interações com o conteúdo, número de visitas ao perfil, impressões, principais localizações, faixa etária e gênero. Com isso você avaliará o desempenho e poderá chegar a uma conclusão mais segura sobre o investimento.

– Cuidado com o envio de recebidos

Influenciadores são profissionais que se dedicam diariamente em levar um bom conteúdo, construir uma boa credibilidade para se relacionar com os seus seguidores e que levaram muito tempo para construir esse público, portanto, merecem receber por isso. Enviar apenas recebidos como forma de pagamento não garante nem implica que haverá um anúncio estratégico do seu produto, até porque o influenciador tem que comprar a ideia e aprovar para manter sua credibilidade perante os usuários da rede social.

Então, na hora de contratar peça o midia kit que conterá os tipos de anúncios e seus respectivos valores para análise de custo benefício para sua empresa anunciar, isso depois de avaliar todos os tópicos acima, claro!

Essas são as principais dicas para se atentar na hora de utilizar essa ferramenta de anúncio digital. Tome muito cuidado com esses detalhes para não cair em furadas dentro do marketing de influência!

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