OAB de Picos cobra melhorias do Judiciário
Aproveitando o mês do advogado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)- Subseção de Picos realizou na manhã desta quarta-feira (12), em frente ao Fórum de Picos um ato público para cobrar melhorias do poder Judiciário picoense.
Portando faixas e cartazes, os advogados presentes no ato cobraram contratação de servidores, teste seletivo para juiz leigo, concurso para juiz togado e indicação de juiz auxiliar para a 3ª Vara da Comarca de Picos.
De acordo com o presidente da OAB de Picos, Daniel Rego, a proposta é que o Ministério Público, juízes, advogados e a sociedade em geral se unem para que possam cobrar do Tribunal de Justiça e do governador Wellington Dias providências urgentes para resolver efetivamente as demandas da população.
O diretor financeiro da OAB de Picos, Franck Bezerra, informou que há muito tempo a OAB de Picos vem tentando melhorar a estrutura do judiciário de Picos. “Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o judiciário do Piauí se tornou o pior judiciário do Brasil e isso reflete especialmente na cidade de Picos onde nós temos um Fórum improvisado, com a estrutura precária, sem servidores, sem juízes auxiliares e titulares e toda essa problemática reflete em piores condições para a população, que sempre está aqui à procura dos seus direitos”, disse.
O advogado denunciou ainda que a 3ª Vara tem um acumulo de mais de cinco mil processos para apenas um juiz e dois servidores.
De acordo com a escrivã judicial, Talita Galeno, a 3º Vara possui atualmente um acervo de quatro mil e 761 processos tramitando. Segundo ela, são muitos processos para poucos servidores o que consequentemente gera uma lotação de serviços. “Nós não temos condições humanas e físicas para trabalhar com essa quantidade de processos e sofremos pressão tanto da população como dos advogados que cobram da gente”, pontuou.
Talita afirmou ainda que a situação precária também se repete nas outras Varas, mas a 3º Vara se encontra em uma situação pior que as demais.