Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Obra do ‘paredão do Paroquial’ está paralisada há mais de seis anos

Iniciada na segunda gestão do então prefeito de Picos Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), a obra de construção de um paredão na rua Bahia I, no bairro Paroquial, está paralisada há mais de seis anos. Temendo desabamentos a comunidade cobra do atual gestor, Padre José Walmir de Lima (PT), a conclusão do serviço.

Segundo denúncias dos moradores, a obra foi iniciada em plena campanha eleitoral de 2012 e paralisada um dia depois do resultado das eleições. Quando concluído, o paredão beneficiará dezenas de moradores pobres que vivem em áreas de risco no bairro Paroquial.

Obra etá abandonada desde outubro de 2012 – Foto: José Maria Barros

Pelo projeto original, o paredão se estenderia até a esquina da rua João XXIII, porém, o serviço foi paralisado no dia 8 de outubro de 2012 e mais de seis anos depois, nunca foi retomado.

Para a comunidade do bairro Paroquial, a construção do paredão iria melhorar em muito as condições de moradia das famílias que residem nas ruas Bahia I e II, evitando desmoronamentos e deslizamentos de terra e oferendo mais segurança a todos, principalmente as crianças e idosos.

Os moradores dizem que a cada novo gestor que assume o comando da Prefeitura de Picos, ressurge uma esperança de que a obra seja retomada e concluída. Porém, o tempo vai passando e como nada acontece volta a frustração e o medo de possíveis deslizamentos de terra, especialmente no período de inverno.

As fortes chuvas que caíram em Picos no início do mês de dezembro provocaram a queda de um muro de arrimo que tinha sido feito por um morador da rua Bahia II. O local foi isolado pela Defesa Civil com a promessa de que a obra seria retomada, mas, passados mais de 20 dias foi feita apenas a limpeza e retirado o entulho que havia descido do alto.

Cobranças

A retomada e conclusão da obra do paredão do bairro Paroquial já foram cobradas diversas vezes por vereadores da oposição na Câmara Municipal de Picos. Entretanto, o prefeito Padre Walmir (PT) até o momento ignorou todos os apelos e os moradores afirmam que já perderam as esperanças.

Fonte: Jornal de Picos

Sair da versão mobile