DestaquesTodas as Notícias

Ocupação de UTIs chega a 70% para pacientes com covid-19 no Piauí

São 272 pacientes internados em terapia intensiva, o que representa 70,1% da capacidade atual.

anuncio17 UNIFSA

O Piauí voltou a bater a marca de 70% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicados a pacientes com o novo coronavírus. Os números foram atualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na noite de sexta-feira (19). 

São 272 pacientes internados em terapia intensiva, o que representa 70,1% da capacidade atual. As UTIs Covid-19 têm hoje 119 vagas disponíveis. 

UTI – Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Na sexta-feira anterior, 12 de junho, o Piauí já havia registrado 70,33% de ocupação de UTIs. Contudo, eram 237 leitos ocupados dos 337 existentes. Em uma semana, a capacidade foi ampliada para 388 vagas. 

Com o número atual de internados, o Piauí teria extrapolado 100% das vagas de UTI no dia 2 de junho. 

O reforço nas UTIs foi feito com a chegada de novos respiradores. Os equipamentos são usados tanto na terapia intensiva como em leitos de estabilização. Somados, estes hoje contam com 289 pacientes internados – ocupação de 64,65%, maior percentual desde 12 de maio. 

UTIs na capital e interior
A ocupação de UTIs em Teresina chegou a 76,9%. São 206 leitos ocupados e 62 livres. 

No hospital São Marcos, todas as 30 vagas de UTI estão ocupadas. Restam duas vagas no Prontomed para a rede privada, e outras duas dos leitos contratados pelo Governo do Piauí. 

Na rede pública, a ocupação é de 90% no Hospital de Urgência de Teresina, 80% no Getúlio Vargas e 76% no Hospital Universitário. Na maternidade Evangelina Rosa, resta uma vaga de terapia intensiva. 

No interior, o percentual de ocupação de leitos é de 55% – 66 com pacientes e 54 vagos. O hospital com mais internações em UTI fora da capital é o Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, onde 19 das 25 vagas estão ocupadas. 

Internações superam altas médicas
Com base nos dados divulgados pela Sesapi, o Cidadeverde.com contabilizou o número diário de internações nos leitos Covid-19. O levantamento exclusivo mostra como a chegada de novos pacientes tem superado o número de altas médicas quase todos os dias. 

Nas últimas duas semanas, somente em um dia (7/6) o número de altas superou o de internações. No dia 15, houve empate. Em todas as outras datas, a entrada de novos pacientes foi maior que a saída. Na quarta-feira (17), foram 17 altas contra 58 internações. 

Fonte: Cidade Verde/Fábio Lima

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.