ad16
DestaquesTodas as Notícias

Ônibus Lilás chega em Picos e atende mulheres em situação de vulnerabilidade

O projeto trás dados da prevenção da violência contra a mulher, além de prestar atendimento de graça às vítimas de qualquer violência.

O Ônibus Lilás é parte do programa “Mulher, Viver sem Violência”, do Governo Federal, que percorre a zona urbana e rural dos municípios Brasil à fora. O projeto trás dados da prevenção da violência contra a mulher, além de prestar atendimento de graça às vítimas de qualquer violência.

As Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educaçao e a Coordenadoria da Mulher, ambas de Picos, são os órgãos responsáveis pela execução das atividades locais. O referido programa chegou na manhã de hoje 20, em Picos na localidade Val Paraíso.

“Estamos todos envolvidos nesse projeto em benefício da mulher em situação de violência, seja ela qual for”, explica Noêmia Marques, secretária de Educação de Picos.

Tais secretarias disponibiliazaram equipes de profissionais, como psicólogas, assistentes sociais, enfermeiros e advogadas para o acolhimento de mulheres em situação de violência.

“A ideia é identificar mulheres que vivenciam algum tipo de situação de violências em seus locais de moradia. Aqui elas poderão ser ouvidas e que as mesmas possam conhecer formas de enfrentar a qualquer forma de agressão”, comenta Marinalva Lima, secretária de Assistência Social de picos.

Durante o dia hoje, as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência, puderam relatar suas situações, além de receber serviços e participar de atividades.

O Ônibus Lilás está ofertando no dia de hoje 20, serviços de âmbito estadual e municipal. Estão sendo disponibilizados orientações jurídicas; atendimento psicossocial, além da atualização do cadastro Único/Bolsa Família; orientações e informações sobre aposentadoria rural, salário-maternidade rural e demais questões relativas a mulheres de localidades rurais; roda de conversa, rede de atendimento e abrigamento e enfrentamento à violência contra a mulher.

As equipes da Secretaria de Saúde de Picos, disponibilizaram testes rápidos (HIV, Sífilis, hepatite e COVID-19).

A coordenadora da Mulher de Picos, Kamila Luz, destaca a importância do evento para o município frente o atendimento à mulher em situação de violência.

“É uma conquista importante para o município, pois as mulheres de Picos poderão ser atendidas de forma igualitária e satisfatória, e assim ser orientadas nas suas questões”, destaca a gestora.

Fonte: CCOM-PMP

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade