ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesGeralTodas as Notícias

Operação Carro-Pipa abastece centenas de famílias da zona rural de Picos

[ad#336×280]A Operação Carro-Pipa coordenada pelo Exército Brasileiro junto aos municípios tem trazido esperança para o povo nordestino que sofre com a falta de chuvas. No Piauí 80 municípios são atendidos por meio da operação. Na cidade de Picos, a situação não é diferente, centenas de famílias das pequenas comunidades rurais, como Custaneira, Juaí, Serra do Tanque, Chapada do Mocambo, Chapada do Fio, e algumas residências da Chapada dos Três Potes são beneficiadas com o programa.

Serviço abastece 300 cisternas da zona rural - Imagem Ilustrativa
Serviço abastece 300 cisternas da zona rural – Imagem Ilustrativa

De acordo com o secretário da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, o programa tem sido de grande ajuda para o município, e a meta é dar continuidade. “A distribuição vai continuar, pois as chuvas não foram o suficiente para abastecer as cisternas, pois nós temos em média 300 cisternas na região de Picos nesta área atingida pela falta d’água” disse Oliveiro Luz.

A água que abastece as famílias atendidas pelo programa é proveniente de poços artesianos de Picos e da cidade de Dom Expedito Lopes que são distribuídas por carros-pipa. Devido a grande demanda outros veículos do município também auxiliam no serviço. Além disto, a água utilizada passa por um teste de potabilidade.

A distribuição é realizada mensalmente através dos tikets, onde cada vale corresponde a uma carrada de água, podendo esta ser distribuída com mais de uma família dependendo da necessidade. O secretário da Defesa Civil, Oliveiro Luz, alerta que o serviço não atende a todas as famílias.

“Não existe um critério básico, todas as pessoas que tenham a necessidade podem ser atendidas, apenas se é feito um cadastro antes, e o coordenador local distribui os tikets às famílias. No entanto, a demanda é grande, eu recebo 50 telefones por dia de pessoas pedindo água, e infelizmente não dá para atender tudo, mas com a operação Carro-Pipa, e os veículos do município tem diminuído consideravelmente a necessidade”, ressaltou o secretário.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade