ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesFronteirasPio IXSão JuliãoTodas as Notícias

Operação combate desvio de água em adutora de Piaus; quatro pessoas foram detidas

A Agespisa teve que recorrer novamente à força policial para combater o roubo de água na adutora de Piaus, que abastece as cidades de São Julião, Campo Grande do Piauí, Vila Nova do Piauí, Fronteiras e Pio IX, estendendo-se por 111 quilômetros. Sob a coordenação da Gerência de Picos, a Agespisa realizou a operação.

Ao todo, foram eliminados 13 desvios, sendo sete de grande porte, no trecho entre as cidades de Fronteiras e Pio IX. As ligações clandestinas foram detectadas em tubulações de 25, 32 e 60 mm e eram feitas diretamente na adutora.

Quatro pessoas foram detidas durante a operação. A água desviada estava sendo utilizada para abastecimento de tanques de peixes, bebedouros para animais, irrigação de capim, barreiros e ainda uma granja.

O trabalho de combate ao roubo de água nas adutoras que cortam o semiárido piauiense tem sido feito com frequência e sempre com o apoio da polícia. Desta vez, a operação foi comandada pelo capitão Gilson Medeiros, da Polícia Militar de Fronteiras. Com a retirada das ligações clandestinas, o abastecimento de água já melhorou de forma significativa, principalmente nas cidades de Fronteiras e Pio IX.

“É um trabalho arriscado, mas essencial para melhorar o abastecimento de água. Em São Julião, recebemos ameaças durante os trabalhos de eliminação das ligações irregulares. Em Pio IX, encontramos, inclusive, bomba de água no esquema de desvio para um açude”, informa o gerente da Unidade de Negócios da Agespisa em Picos, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui