ad16
GeralTodas as Notícias

Organização financeira: 5 dicas para adotar na sua empresa

São muitos os motivos que fazem com que pessoas que empreendem deixem de lado o planejamento financeiro de um negócio.

Ter organização financeira é fundamental para garantir um negócio rentável e de sucesso. Embora isso pareça óbvio, nem todos os negócios conseguem fazer uma boa gestão das finanças.

São muitos os motivos que fazem com que pessoas que empreendem deixem de lado o planejamento financeiro de um negócio. Mais comum em micro e pequenas empresas, isso costuma acontecer por falta de tempo e conhecimento.

Para quem está enquadrado como Empreendedor Individual ou MEI, fica bem simples de entender a razão. No meio de todas as tarefas do dia a dia de um negócio, nem sempre sobra tempo para organizar as finanças e fazer um plano de negócio, por exemplo.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo que separamos 5 dicas para facilitar esse processo.

A importância da organização financeira para empresas

Como dissemos, a organização financeira é um pilar essencial para que a sua empresa cresça de forma sustentável. Adotando alguns hábitos para organizar as contas da sua empresa será possível ter visibilidade de como anda o seu negócio e fazer um bom planejamento financeiro para os meses e anos seguintes.

É claro que imprevistos podem acontecer e o seu plano nem sempre irá se concretizar. No entanto, quando as contas estão organizadas também é possível prever cenários alternativos e adiantar soluções para os problemas que podem surgir.

Sabendo como funcionam suas contas, quais são as suas despesas e fontes de receita ao longo de um período é possível prever o crescimento da demanda de um matéria-prima, por exemplo, e se preparar para atender essa demanda.

Como organizar as finanças do seu negócio

Agora que você já entendeu porque ter uma boa organização financeira da sua empresa é hora de saber como fazer isso. Sabemos que esse processo pode parecer complexo, mas com algumas dicas você poderá simplificar a gestão financeira e fazer um acompanhamento prático de todas as contas.

5 dicas para fazer uma boa gestão financeira 

Separe as contas pessoais e empresariais

Para quem está começando a empreender é importante focar no básico: separar todas as contas da empresa das suas finanças pessoais. Isso é importante por dois motivos:

  • Evitar problemas contábeis e não arriscar ser enquadrado em confusão patrimonial
  • Ter organização financeira na empresa

Deixar as contas misturadas e usar o dinheiro da sua conta pessoa física para pagar despesas do CNPJ deixa a organização das finanças mais difícil. 

O primeiro passo para fazer isso é abrir uma conta PJ. Muita gente pode achar que fazer isso é muito complexo, mas atualmente é possível ter uma conta digital pj, que evita todas as burocracias durante a abertura da conta e ainda tem menos taxas que as contas tradicionais. 

Existem até algumas opções de contas digitais gratuitas para empresas, como a Conta Digital Cora, que não cobra nenhuma tarifa de pessoas jurídicas. 

Depois que a conta estiver aberta você pode solicitar um cartão de débito e um cartão de crédito e, a partir disso, utilizar apenas essa conta para receber e pagar contas, dessa forma facilitando na hora de fazer seu balanço patrimonial.

Organize as entradas e saídas

O segundo passo é conhecer muito bem todas as entradas e saídas do caixa da sua empresa. Para isso é interessante olhar para o último ano ou pelo menos os últimos meses. 

Assim será possível visualizar todas as suas receitas e despesas. Em relação aos gastos é importante entender quais são as despesas fixas e quais são variáveis.

Conhecendo essa movimentação é possível organizar prazos e datas de recebimentos e pagamentos para manter um fluxo de caixa saudável. Nessa hora pode ser necessário negociar com fornecedores e parceiros os prazos de pagamentos de forma que você sempre tenha dinheiro em caixa.

Acompanhe o fluxo de caixa diariamente

Mesmo com o fluxo de caixa organizado é importante fazer um acompanhamento próximo das finanças. Isso porque manter a organização financeira é tão importante quanto revisar as contas e organizar as despesas e recebimentos que aconteceram no passado.

Fazendo um controle do fluxo de caixa diário será possível verificar quando houver algum gasto fora do comum ou acontecer algum imprevisto que impacte as contas da empresa.

Utilize a tecnologia a seu favor

Uma forma de ter um controle financeiro empresarial e mais agilidade é usar a tecnologia a seu favor. Ter uma planilha de gestão financeira é um passo importante.

Outra forma de manter a organização financeira é ter uma boa gestão de cobranças. Assim você garante que seus clientes paguem as contas em dia para não afetar o seu fluxo de caixa.

Para isso, você pode utilizar um sistema de gestão de cobranças que permite programar lembretes para os clientes. É possível ter acesso a esse tipo de sistema com uma conta digital pj, como a Conta Cora, por exemplo.

Assim você consegue emitir os boletos de cobrança e agendar o envio desses lembretes automaticamente pela conta bancária. Essa é uma boa forma de utilizar a tecnologia para garantir o recebimento das contas em aberto.

Tenha um planejamento financeiro

Por último, mas não menos importante, é fazer um planejamento financeiro. Seguindo as dicas que falamos acima você terá uma visão de todas as suas contas do passado e do presente. 

Essas informações serão fundamentais para definir objetivos para o futuro. E, a partir desses objetivos será possível traçar um plano com as ações necessárias para atingir essas metas. 

O planejamento financeiro também funciona como um guia para você acompanhar suas finanças ao longo do tempo. Assim é possível tomar as medidas necessárias caso os resultados não estejam acompanhando as metas definidas. 

Também é possível perceber mais rapidamente caso surja alguma oportunidade além do que foi pré-definido.

Tomando todas essas ações que mencionamos acima é possível manter a organização financeira de uma empresa de forma prática. Por isso, é importante reservar um tempo para fazer um levantamento dos dados e ter uma rotina de acompanhamento definida.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.