ad16
ColunasCrônicas da EuropaGeral

Os 10 anos do curso de Comunicação Social da UESPI de Picos

Em março de 2002 um sonho de quase 20 anos começava a ser real para aproximadamente 40 comunicadores do Sertão do Piauí. Iniciava ali a primeira turma do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo e Relações Públicas – da UESPI – Universidade Estadual do Piauí.

A criação do curso em si foi uma luta de comunicadores da região que queriam uma qualificação na área. Muitos eram formados em áreas afins, principalmente em Letras, mas era premente a formação em Jornalismo.

O então reitor da universidade na época, professor Jonathas Nunes foi emparedado e após muita luta política terminou autorizando o primeiro curso de Jornalismo do interior do Piauí (até hoje só tem ele e mais outro – o da Faculdade R.Sá – também em Picos) e do Sertão Nordestino.

Me lembro muito bem quanto encontrei aquela turma em 2003 (um ano depois deles terem entrado na universidade). Naquela época o professor Evandro Alberto já era coordenador do curso. Me chamou mais que atenção quando em agosto de 2003, com as dificuldades da época (muito maiores que hoje) os alunos e professores do curso de Jornalismo da UESPI de Picos trouxeram à cidade o jornalista Roberto Cabrini.

Até hoje esse é o maior evento comunicacional já ocorrido na cidade. Em 2004 o curso ganhou seus dois primeiros professores efetivos: este que vos escreve e a professora Sonia Mariah Carvalho (que é picoense da gema). Antes de entrarmos como efetivos éramos professores substitutos desde o início do segundo semestre de 2003.

Em 2005 fizemos novo concurso para efetivo (dessa vez para o campus de Teresina) e deixamos Picos no sentido de aulas, mas continuamos com pesquisa. No mesmo 2005 o curso ganhou duas novas professoras efetivas: Samara Jericó e Jaqueline Cardoso, por sinal a primeira mestra em Comunicação dos professores da UESPI de Picos e uma das maiores figuras da fase moderna do curso.

Em 2010 o curso tem outro marco acadêmico: a aprovação de seu primeiro aluno graduado para um mestrado em Comunicação. O jornalista Fábio Gonçalves Ferreira (na minha opinião um dos grandes lutadores para que o curso fosse iniciado) foi aprovado na Universidade Metodista de São Paulo, onde é orientado nada mais nada menos que o Papa da Comunicação no Brasil: José Marques de Melo.

No início de 2012 a UESPI, coincidindo com o início do seu aniversário de 10 anos, ganha mais dois professores efetivos: Evandro Alberto volta, agora como mestre, (como os amigos costumam brincar: “agora pra ficar” de vez) e também com a mestra em Comunicação Social, também pela UMESP e orientada pelo professor José Marques de Melo Daiane Campelo.

Com três professores efetivos (na iminência de serem chamados mais duas) o curso vai para sua terceira fase: a da sedimentação da pesquisa científica. Há um grupo forte e a construção de um segundo grupo.

O curso faz dez anos. É notório que a UESPI de Picos está passando por sérios problemas, principalmente de estrutura física. Muitas vezes os alunos sequer têm lugar para estudar. As constantes mudanças de prédio praticamente inviabilizam as atividades laboratoriais, mas, os alunos estão lá, agindo e, entremeio a tanta crise, tentando fazer acontecer.

A pesquisa científica é feita de forma heróica, mas os resultados estão aí. Em recente conversa com a professora Graciele Barroso (que é oriunda do curso e do campus) este ano alunos e professores da UESPI de Picos apresentarão quase dez trabalhos científicos no Intercom Nacional.

Nos últimos 15 meses o grupo de pesquisa do campus já produziu e socializou mais de dez trabalhos. Imagina só se eles tivessem estrutura. Imagina só se eles fossem surpreendidos positivamente com um presente de dez anos! Fica a sugestão para o nosso governador!

Outra grande ação é no campo da extensão onde este semana ocorrerá o Encontro de Comunicação da UESPI. O evento tem a frente alunos e professores, dentre eles a múltipla Amanda Campos (que pela segunda vez é professora do campus; ela também é formada pela UESPI). O evento contrará com muitas palestras e cursos. Uma delas é do professor Jailson Dias de Oliveira (também formado pela UESPI de Picos).

Anualmente o curso promove vários eventos de socialização de conhecimento com a sociedade.

Por falar em professores: outros tantos como Ruthy Costa, Simoni Portela deixaram seus nomes para sempre no sentido de competência e dedicação.

Há quase outra trezena de nomes de professores (minha memória tem me traído) e outra centena de bons alunos que passaram por ali que hoje dão sua contribuição social Brasil afora. Cito dois casos entre as dúzias que temos: o de Deisy Fernanda (que terminou seus estudos na UFPB, mas passou 70% do curso em Picos) e hoje é doutoranda em Comunicação na USP e de Renan Nunes – hoje repórter de sucesso da TV Clube, Globo do Piauí – com dezenas de matérias nacionais.

Me orgulho muito de ter passado alguns meses com vocês, de ter enchido o saco de vocês e de ter tentado ajudar colocar alguns grãos de areia na construção do que costumo chamar: revolução silenciosa da Comunicação no Sertão do Piauí.

Tags

31 Comments

  1. 激光是單一波段的光能 , 在同一時間發射 , 光線能量較為集中 , 能深入皮膚打擊患處之異常色素或血管 , 溫和地刺激皮膚內的骨膠原更生, 新生的骨膠原令您的膚質光澤柔嫩 , 煥然一新 , 抗老效果顯著。有效治療色斑(雀斑 , 太陽斑 , 咖啡斑 , 太田痣 , 紋身) , 血管問題 (葡萄色斑 , 微絲血管擴張) , 膚色不均 , 皮膚鬆弛 , 毛孔粗大 治療後皮膚會出現短暫的紅腫 , 要注意防曬及遵照醫生指示護理皮膚

  2. ~100 預防高危致癌的 HPV 16、18 型號 (可減低 70 患子宮頸癌的風險) ~100 減低引致生殖器官濕疣 (俗稱「椰菜花」) 的 HPV 6、11 型的感染 (可減低超過 90 患生殖器官濕疣的風險) HPV4合1子宮頸癌疫苗 Gardasil HPV病毒會感染人類的皮膚及黏膜,一般會透過性接觸及親密的皮膚接觸而受到感染,是一種男性與女性都可能感染的常見病毒。可感染身體各個部位的HPV超過100種,當中有部份的HPV類型可影響生殖器部位,導致生殖器疣(genital warts) 、子宮頸細胞異常(abnormal cervical cells) ,甚至子宮頸癌 (cervical cancer)。 4合1 HPV 子宮頸癌疫苗,覆蓋4種高危HPV病毒:6、 11、16及18型(約70的子宮頸癌由HPV16和HPV18病毒引致),有助預防子宮頸癌、外陰癌、陰道癌及生殖器官濕疣

  3. 當蛋白線埋入皮膚後,皮下組織會將蛋白線視為異物,啟動異物反應,因此刺激膠原蛋白生長,且可促進新陳代謝,更新老化肌膚,所以客戶在術後也會發覺膚質變得較透亮白皙。膠原蛋白提拉線像一個“磁力線”一樣,將埋入處附近的肌肉和脂肪固定在原處,不會往下墜,其後會吸引皮下組織往蛋白線集中部位移動,就會逐漸產生提拉的緊實效果。也被用於填充美容的微整形,蛋白線材就好比蓋房子的鋼骨支架,先埋入皮膚當作基底結構,然後再注入好比水泥的玻尿酸或自體脂肪,因為有吸附力不易擴散,就可穩定固定住填充物,讓立體支撐力效果更好。

  4. 通過水光療程抑制黑色素細胞生長的成分注射到真皮層,減少黑色素形成,淡化黑斑色素沉澱,從而達到美白祛斑的效果 療程特色 :可配搭多元化產品來量身訂做不同療​​程計算機化規格,操作方便,容易控制可調節進針深度,精準注射於目標的肌膚層 每針的注射劑量相等,達到均勻注射 一次平均5點注射,可縮短療程時間 採用31號細針頭,幾乎看不到入針點 降低疼痛、瘀血、腫脹及不適感 使用靈活度高,可複合式搭配針劑,量身訂製療程

  5. 「 生蛇 」( 醫學名稱是 『帶狀疱疹』Shingles ) 是由水痘病毒引起的疾病。水痘癒合後,病毒在神經細胞潛伏多年,日後隨時重新激活後導致的帶狀皮疹,就是「 生蛇 」。因此,凡感染過水痘的人,都有機會「 生蛇 」。病發時,身體某一部位會感到內疼或劇痛,通常是臉或背部及腰部的一側;這時由於病毒從脊髓處沿其中華一條神經擴散到身體以及去到連接的皮膚表面,形成紅疹及小水疱。帶狀疱疹疫苗Zostavax康栢苗 (蛇針)能助減低「 生蛇 」的機會,有效預防: 「 生蛇 」( 帶狀疱疹 ) 成效高達 70% 「 生蛇 」的後遺神經痛:即使紅疹痊癒,神經痛還可以持續數月或數年。年紀越大,持續有後遺 神經痛風險越高 「 生蛇 」引起的急性及長期痛症 不適用人士: 曾對疫苗成分包括明膠( Gelatin ) 及紐奧黴 ( Neomycin ) 有過敏性休克反應的人士 有原發及繼發性免疫系統問題的病患者,或正服用抑鬱免疫系統藥物(如高劑量膽固醇)的病人 患有肺結核,正發病及未經治療人士 孕婦

  6. 時尚實用又不容易撞款!女生必知5間高質韓國手袋網店Handbag 手袋SundayMore 其實韓國有不少小眾品牌的手袋時尚實用,又不容易和別人撞款,而且最便宜的不超過$1,000,實在抵買。以下為大家介紹5間韓國手袋網店,不用特地飛到韓國也可入手!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também