ad16
DestaquesTodas as Notícias

Outubro Rosa: Em 15 dias, Saúde de Picos ampliou 125% a oferta de exames de mamografia

Para que as mulheres realizem os exames, elas devem se dirigir a UBS mais próxima de seu bairro e solicitar a mamografia.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Saúde da Mulher, proporcionou durante este mês de outubro uma ampliação na oferta de exames de mamografia. Em comparação ao mês de setembro, o aumento na oferta destes exames foi de 125%, se tratando dos primeiros 15 dias do mês de outubro.

Segundo o Coordenador de Saúde da Mulher, Taylon Yago, a meta estipulada para todo o mês de outubro é um aumento de 600% em relação ao mês de setembro. O Coordenador explica que para que as mulheres realizem os exames, elas devem se dirigir a UBS mais próxima de seu bairro e solicitar a mamografia.

Coordenador de Saúde da Mulher, Taylon Yago

“O segundo critério do Ministério da Saúde é orientado que o exame seja feito por mulheres de 50 a 69 anos de idade, a cada dois anos. Para mulheres com um ou mais parentes de primeiro grau como mãe, irmã e filha, que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos, o Ministério da Saúde recomenda que o exame seja feito mais cedo. Neste caso, o paciente pode realizar o exame dez anos antes do caso mais precoce entre os parentes que tiveram a doença”, explicou o Coordenador.

Taylon Yago traz um exemplo sobre sua fala descrita, o Coordenador de Saúde da Mulher, diz que, caso uma mulher seja diagnosticada com câncer de mama aos 45 anos, a sua filha, deve começar a fazer os exames de mamografia anualmente desde os 35 anos.

“Por isso, temos o objetivo de compartilhar informações promover a conscientização sobre a doença e proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. A Secretaria de Saúde está comprometida com essas ações”, finalizou o Coordenador.

Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade