ad16
GeralTodas as Notícias

Padre Walmir participa de encontro da CNM em Brasília

O Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, encontra-se em Brasília participando do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios.

O encontro reúne Prefeitos eleitos e reeleitos dos nove Estados do Nordeste brasileiro que permanecem na Capital Federal até sexta-feira, 11, para receberem orientações que devem auxiliá-los na administração municipal.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deu as boas-vindas aos nordestinos e os parabenizou pela vitória nas eleições municipais. O líder municipalista deixou registrada a importância da participação dos novos gestores no movimento municipalista. “Vocês que vão assumir agora passam a ter muita responsabilidade de dar continuidade a esse trabalho de buscar novas conquistas para o movimento municipalista”, enfatizou.

padre-walmir-encontro-bsb

“Quero saudar e parabenizar a todos os prefeitos eleitos e reeleitos da região Nordeste. Essa é a última etapa deste evento e gostaria de lembrá-los que o nosso objetivo aqui é a defesa dos Municípios, nós não pertencemos a governo nenhum, e somos apartidários, a nossa defesa é o cidadão”, destacou Ziulkoski.

De acordo com o presidente, “os Municípios que estão na base de toda pirâmide federativa é o que mais está sofrendo com tudo que está acontecendo”. Ziulkoski lembrou ainda que o Nordeste é ainda mais acometido, por sofrer com a seca incidente na região há mais de 5 anos.

Entidades estaduais
Os presidentes das entidades estaduais dos Estados do Piauí, Ceará e Alagoas também tiveram a oportunidade de saudar os prefeitos. O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, disse que “esse é um momento de alegria, mas a partir de 1.º de janeiro virão os problemas. O meu conselho é que vocês se apoiem na CNM, pois além do trabalho político, a entidade presta informações técnicas necessárias para nós ajudar no exercício de ser prefeito”, e ainda pediu que os novos gestores tenham cautela.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento, “o momento é de pé no chão. A crise financeira preocupa os novos prefeitos, mas no Ceará nossa preocupação aumenta com a escassez de água nos reservatórios. Agora é hora de união e parceria com a CNM”.

“O movimento municipalista é um movimento guerreiro, e que já trouxe muitas conquistas realizadas, mas também de muitas frustrações”, destacou o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão. O prefeito reforçou “a importância de os novos gestores estarem abraçados juntos da CNM, junto das associações municipalista, para acompanhar a pauta que está sendo encaminhada no Congresso Nacional”.

Beltrão pediu ainda que os novos prefeitos atendam as solicitações da CNM e cobrem sempre dos deputados e senadores a aprovação de matérias de interesses dos Municípios.

Picos

Para o Padre Walmir, reeleito para a legislatura de 2017/2020, o encontro tem sido de grande importância para todos os gestores que enfrentarão o desafio de administrar seus municípios a partir de 2017: “Aqui estamos dividindo informações acerca do atual momento político brasileiro, enfatizando as dificuldades e apontando caminhos para solucioná-las, em especial para os municípios da região Nordeste que contam com o agravante de precisar conviver com a seca por tantos anos, atuando emergencialmente a curto prazo e preparando meios de desenvolvimento sustentável apesar dela. Esse encontro tem sido especialmente gratificante por podermos compartilharmos ideias e fortalecer o municipalismo brasileiro, recebendo orientação técnica importante”.

Após o encontro, o Prefeito picoense deverá ainda manter contato com parlamentares piauienses em busca de apoio para projetos em várias áreas.

(Com informações da CNM)

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade