Painel da Fiocruz revela 146 mil pessoas com 2° dose de vacina atrasada no Piauí
A análise levou em conta apenas indivíduos que tomaram a 1° dose dos imunizantes, mas que não receberam até agora a segunda dose das vacinas contra a Covid-19.
O Piauí possui 146.848 pessoas com a 2ª dose da vacina contra a covid-19 em atraso. Os dados são do Painel de Atraso elaborado pela Fiocruz. O painel mostra que, até o momento, o estado possui 1.058.957 pessoas com apenas a 1° dose da vacina. Em todo o país, o número de atrasados é de 11.474.659 pessoas.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), a análise levou em conta apenas indivíduos que tomaram a 1° dose dos imunizantes, mas que não receberam até agora a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 após 14 dias do prazo previsto. O levantamento também calculou uma data limite para quando os indivíduos deveriam ter recebido a 2° dose. Para AstraZeneca e Pfizer o estudo considerou 84 dias de intervalo e para Coronavac 28 dias.
“No Piauí nos já percebemos reflexos da vacinação da nossa população nos números registrados diariamente, temos redução nos números de óbitos e internações por Covid-19 e cada vez mais nos aproximamos da vitória contra a pandemia. No entanto, não podemos abaixar a guarda, todos precisam continuar seguindo as orientações e medidas sanitárias, além de tomarem as duas doses da vacina”, disse o secretário de saúde, Florentino Neto.
Segundo a Sesapi, a segunda dose é que completa o processo de imunização contra o vírus.
Dados do Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização demonstram (SIS-PNI), que até esta segunda (11), foram aplicadas no Piauí 3.512.011 doses de imunizantes, sendo que destas mais de 2.210.654 são de primeira dose. Em relação à imunização completa, já são 1.296.258 piauienses que completaram seu esquema vacinal.
Os dados podem ser acompanhados no link: https://vigivac.fiocruz.br/category/paineis.html
Cidade Verde