ad16
DestaquesEsporteGeralTodas as Notícias

Paracanoísta picoense conquista título da Copa Brasil de Paracanoagem

– Mostrou que a conquista do Mundial no ano passado não foi sorte e, sim, fruto de muito trabalho e dedicação.

Foi com essa declaração, até em tom de desabafo, que o paracanoísta piauiense, Luís Carlos Cardoso, ilustrou o título da Copa  Brasil na categoria 200m KL1, realizada no domingo, em São Paulo. As palavras do paratleta se referem aqueles que chegaram a duvidar do seu potencial, quando derrotou o ex-BBB Fernando Fernandes, tetracampeão do mundo na categoria e um dos principais nomes da modalidade, no Mundial da Itália, em agosto de 2015. Segundo ele, a vitória foi a amostra que há uma sequência dos trabalhos desenvolvidos e que visam exclusivamente à vaga para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

– Isso dá mais confiança. E também gera mais respeito por parte da Confederação e da mídia. As pessoas passam agora a reconhecer e respeitar mais o meu trabalho. Passaram a perceber que o Mundial foi dedicação. Agora é ficar focado e deixar que isso não interfira na minha cabeça. Agora é treinar mais forte – frisou o paratleta.

Luís Carlos Cardoso cruza linha em primeiro e fica com título da Copa Brasil (Foto: Graziella Batista/CPB/MPIX)
Luís Carlos Cardoso cruza linha em primeiro e fica com título da Copa Brasil (Foto: Graziella Batista/CPB/MPIX)

A Copa Brasil foi a primeira competição disputada por Luís Carlos na temporada. Veja o vídeo abaixo. Contudo, mesmo sendo campeão, ele reconhece que a condição física não está no padrão “olímpico” desejado. Segundo o paracanoísta, o início do calendário de provas é sempre complicado, mas promete intensificar trabalhos antes do Mundial, que servirá como seletiva para Rio 2016.

Sei que ainda não estou 100% porque é começo de ano. Tenho que aumentar mais minha carga e velocidade. Restam ainda mais dois meses de preparação – completou.

Luís Carlos festeja bom início de ano olímpico e crê em vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio (Foto: Reprodução/Facebook)
Luís Carlos festeja bom início de ano olímpico e crê em vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio (Foto: Reprodução/Facebook)

Até o Campeonato Mundial, que acontece entre os dias 17 e 19 de maio, em Duisburg, na Alemanha, Luís Carlos destacou que a agenda será basicamente dedicada aos treinos. O piauiense também estuda um provável período de aclimatação no exterior, mas deve analisar a situação junto com seu técnico, Akos Angyal.

– Até o Mundial, só vai ter muito treino e, claro, os compromissos normais, como palestras, entrevistas e eventos com os patrocinadores. Mas o foco maior é no treinamento, mesmo. Vamos ficar por aqui (São Bernardo do Campo), e depois iremos para São Paulo intensificar os trabalhos. Estamos estudando a possibilidade de um estágio fora para que possamos nos aclimatar com as condições – comentou o paracanoísta.

Atual campeão do Mundo, Luís Carlos disputará remada a remada com Fernando Fernandes pela única vaga brasileira na categoria KL1 200m para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Globoesporte PI

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade