Geral

Participação popular nas celebrações da Semana Santa foi maior esse ano, diz padre

anuncio17 UNIFSA
Pe. Flávio Santiago
Pe. Flávio Santiago, vigário geral da Diocese de Picos - Foto: Maria Moura

O vigário geral da Diocese de Picos, Pe. Flávio Santiago, afirmou em entrevista ao Riachaonet que o número de fieis presentes às celebrações da Semana Santa na cidade de Picos foi maior em comparação a anos anteriores.

Entre as explicações para esse crescimento estaria o aumento no número de sacerdotes presentes na comunidade católica e também a forte cultura popular de se vivenciar a Semana Santa. “O fato de ter um padre mais próximo facilita a participação do povo e se multiplicam as possibilidades de atendimento aos fiéis, que estão melhor assistidos do ponto de vista da presença dos sacerdotes”, pontua.

Pe. Flávio ressalta que a programação proposta pela diocese foi minuciosamente executada. “Aquilo que nos nós propusemos organizar, segundo o calendário litúrgico, foi bem executado, bem vivenciado”, diz ele.

Semana Santa em Picos
Procissão do Bom Jesus dos Passos em Picos - Foto: Pascom

O sacerdote lembra que cada paróquia tem autonomia para determinar sua própria programação, mas ressalta a união dos fiéis católicos da cidade de Picos em torno das celebrações realizadas na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios e coloca como momento de destaque vivido pela Diocese de Picos durante os dias da Semana Santa, a Procissão do Bom Jesus dos Passos, realizada em parceria pelas três paróquias centrais da diocese: São José Operário, São Francisco de Assis e Nossa Senhora dos Remédios. Na ocasião milhares de fiéis vão às ruas e se reúnem no adro da Igreja Catedral de Picos.

Feriado e os dias santos

Reclamação antiga da Igreja Católica, o padre comentou a importância do fator religioso durante a Semana Santa e afirmou que período vem se transformando em “feriado prolongado”. “Nós vivemos num tempo em que o elemento religioso vai perdendo importância e se diluindo entre outros eventos. A Semana Santa praticamente se resume à Sexta-feira Santa”, lamenta.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.