ad16
EconomiaGeral

Pelo menos 20% dos cajueiros da região de Picos não resistiram à seca

[ad#336×280]A seca atinge a plantação de caju no sertão do Piauí. De acordo com os agricultores, pelo menos 20% dos cajueiros não resistiram à estiagem prolongada e morreram.  As árvores foram cortadas e transformadas em lenha. O problema ameaça até a produção da cajuína, bebida mais tradicional e famosa do estado.

O Piauí, que é responsável por cerca de 20% da produção nacional, está sendo afetado por uma estiagem que já dura dois anos. O produtor Aurino Nunes, afirma que está desanimado com os 30 hectares que plantou em sua fazenda.

“Esse ano está um desastre muito grande. Já são dois anos de uma seca muito pesada, onde nós, cajucultores, estamos sofrendo demais”, reclamou.

Agrônomo indica irrigação por gotejamento para o caju
Agrônomo indica irrigação por gotejamento para o caju

No Piauí, cerca de 133 mil hectares são destinados ao plantio de caju. De acordo com os produtores, 85% da safra foi perdida em 2012 e para este ano, a expectativa não é das melhores.

Segundo a agrônoma Rejane Meyose, a falta de água arrasou os pés de caju do estado. “A média pluviométrica para a região foi de 290 milímetros, quando a necessidade para a produção do cajueiro gira em torno de 400 a 600 milímetros.  Assim, foi bem abaixo do esperado”, explicou.

do G1

Etiquetas

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade