ad16
CidadeGeralSaúde

Personal Trainer orienta sobre necessidade de avaliação física

[ad#336×280]Através da avaliação, o profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, dentre outros.  Na avaliação se verifica a necessidade do indivíduo para melhorar o desempenho e reduzir percentual de gordura.

De acordo com o educador físico e personal trainer Felipe Kilson  a avaliação é um elemento primordial aos  profissionais da Ed física e é indispensável na hora da  iniciação de um aluno à prática de qualquer tipo de atividade física. Ela irá ajudar a detectar particularidades e alguns fatores limitantes de cada aluno e também, nos norteará para o melhor e mais apropriado tipo de treino de acordo com os objetivos de cada ingressante.

Felipe Kilson
Felipe Kilson

“A avaliação é a melhor forma de obter dados do aluno de forma precisa e planejar o programa de treinamento sem correr o risco de causar danos ao mesmo. O interessante é que muitos não costumam dar importância, talvez vítimas da desinformação e acabam concorrendo para o surgimentos de sérios problemas”, informou Felipe.

Ainda conforme Felipe Kilson a avaliação física é composta de uma anamnese do histórico familiar de doenças, situação atual do aluno quanto a aspectos como traumas ósseos e articulares, desvios posturais, informações referente ao estado nutricional, observação da parte psicológica e social, visando os hábitos e características de personalidade. Nela é feita uma análise antropométrica completa da composição corporal onde utiliza-se adipômetro, paquímetro e outros diversos equipamentos.

Municiado de todas essas informações, o profissional de educação física terá suporte para um planejamento minucioso e consequentemente subsídios para a prescrição de treinamentos mais precisos e adequados para o cliente respeitando assim suas limitações. “ Costumo muitas vezes ver em salas de musculação pessoas utilizando treinos de terceiros, passados por pessoas sem capacitação ou embasamento científico algum, copiados na internet etc. Digo e Repito! Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança, com uma avaliação física em que se utilize metodologia, protocolos e critérios de avaliação adequados”, concluiu.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade