ad16
DestaquesEspecialPersonalidades PicoensesTodas as Notícias

Personalidades Picoenses: Conheça a história de Dr. Abel, ex-prefeito de Picos

Dr. Abel é natural de Picos, médico e ex-prefeito da cidade e ficou conhecido por sempre ajudar o próximo.

Por Cecília Matos com colaboração de João Pedro Nunes

No quarto episódio da série Personalidades Picoenses, iremos conhecer a história de Dr. Abel de Barros Araújo, ex-prefeito e médico de Picos, que durante toda a sua trajetória queria apenas uma coisa, ajudar os mais necessitados.

Dr. Abel de Barros Araújo/ Foto: João Pedro Nunes.

Pai de quatro filhos, sendo três médicos e um advogado, avô de oito netos, Dr. Abel, como é mais conhecido, viveu toda sua vida ao redor da sua família e acredita que os seus descendentes seja a melhor coisa que vai deixar no mundo. Sempre muito orgulhoso por ser natural de Picos, assim como todos seus filhos, o médico não esconde através de suas palavras o amor por a Cidade Modelo e sua população.

Veja abaixo o vídeo sobre Dr. Abel de Barros Araújo

Um médico humanista

Dr. Abel se formou em medicina no Rio de Janeiro na turma de 1976 e após terminar sua residência, retornou para sua cidade Natal, Picos. “Foi aqui que eu nasci e cresci. Minha vida toda foi dedicada a essa cidade”, afirma o médico, e foi justamente por esse amor e admiração que ele voltou, para ajudar no desenvolvimento do seu lugar de paixão.

Dr. Abel realizando atendimentos/ Fonte: Picos 40 Graus.

Sempre com uma visão popular, buscou tratar seus pacientes da melhor forma possível, além de dar atenção, ele recebia o povo com bom humor e brincadeiras e foi daí que se tornou amado pela população e entrou na política. Dr. Abel, também nos contou sobre o seu consultório particular, que era sempre cheio, mas que nunca recebeu por suas consultas, pois o seu intuito era realmente atender a comunidade carente. 

Político Populista

Após três anos trabalhando como médico em seu consultório e no Hospital Regional Justino Luz (HRJL), Dr. Abel resolveu se candidatar a prefeito de Picos, em 1982, contando apenas com o apoio de seu irmão Prof. Barros de Araújo, que era Deputado Estadual na época.  “Eu fui candidato a prefeito sozinho, todo mundo achava que eu era zebra, convidei umas 20 pessoas para ser meu vice e nenhuma delas aceitou, pois eu não tinha recurso, não tinha nada, tinha apenas meu sapato para andar e foi o que fiz, andei”, disse o ex-prefeito.

No ano de sua campanha, Dr. Abel foi oposição de outros três candidatos, sendo alguns deles já ex-prefeito de Picos e com carreiras políticas consolidadas e ele apenas com o apoio do seu irmão. E isso foi mais do que suficiente, pois eleito com uma grande maioria de votos, tendo tirado mais  votos do que somando os dos outros três, foi realmente uma vitória histórica.

Eleito pelo povo, sua maior vontade era trabalhar para ele e assim foi feito, por ter andado por a cidade e interiores durante a campanha eleitoral, Dr. Abel conhecia de perto a realidade da população, sabia do que mais precisavam e durante o seu primeiro mandato de 6 anos, ele procurou colocar o povo em primeiro lugar, tendo criado três bairros, Malvinhas, conhecido hoje como Trizidela, Exposição e Morada do Sol, através de doações de terrenos da prefeitura que não estavam sendo usados para nada.

Dr. Abel de Barros Araújo/ Imagem da Internet.

No término do seu primeiro mandato, fez o seu sucessor com grande apoio popular, porém ao decorrer dos meses, houve um rompimento entre ele e Zé Neri, que havia sido seu vice na sua primeira candidatura. Sem a prefeitura, continuou trabalhando como médico e atendendo o povo, fazendo com que se candidatasse novamente e foi mais uma vez eleito com uma maioria de cinco mil votos, sempre com um enorme apoio popular.

E nesse segundo mandato não foi diferente, Dr. Abel continuou a trabalhar por o povo, foi atrás de calçamento, postos de saúde, deu ainda mais valor a educação e assistência social. Isso só era possível por saber exatamente o que a população mais precisava, pois ele atendia a comunidade em todos os lugares, na rua, na prefeitura, no gabinete.

Além desse trabalho na Cidade Modelo, Dr. Abel buscou também a emancipação de várias cidade através do Estado e quando conseguiu, em 1998, candidatou-se a Deputado Estadual. “Não precisei sair de Picos para arranjar voto, foi só aqui e nas cidade vizinhas, como Ipiranga, que fui eleito e após esse mandato decidi deixar a vida política’, afirmou o ex-prefeito.

Um homem de visão

Dr. Abel Barros de Araújo vê um potencial muito grande na cidade de Picos e acredita que ela só tende a crescer mais ainda, por conseguir se desenvolver independente do poder público. “Picos tem um comércio pujante, desenvolver a educação e saúde, todas as cidades vizinhas se voltam para cá, mesmo tendo uma localização limitada por estar imprensada entre um morro e um rio”, disse.

Dr. Abel de Barros Araújo/ Foto: João Pedro Nunes.

Para o médico, o que ainda falta na cidade são indústrias grandes, pois assim o desemprego diminuiria e a economia da Capital do Mel só teria a ganhar. “Temos o parque industrial que é ligado ao Pantanal, mas não temos nenhuma indústria grande, está faltando isso”, completou Dr. Abel.

Para os 130 anos de Picos, Dr. Abel Barros de Araújo, desejou um maior desenvolvimento, pediu para que a próxima administração tenha uma boa gestão e trabalhe para o povo assim como ele fez. “Eu quero e sempre quis ver o desenvolvimento de minha cidade, quero que Picos tenha um bom desempenho econômico e social, principalmente da geração de renda e emprego”, finalizou o ex-prefeito.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade