Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Pertencimento e contemplação marcam visita a Nova Uespi de Picos

[ad#336×280]Na manhã de ontem, quarta-feira (28), alguns alunos da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo, núcleo de Picos, realizaram uma visita no novo prédio da instituição. A iniciativa partiu dos próprios discentes, que com a aproximação do final do semestre despontaram um desejo para saber como andam as finalizações da construção da IES.

Boa parte dos estudantes que participaram dessa visita não conheciam as instalações da Nova Uespi. E por só ouvirem boatos e especulações buscaram a direção do campus para os apresentarem a futura sede.

A acadêmica do II período de Enfermagem, Jakeline Alves, é natural de Dom Expedito Lopes e desde que ingressou na Uespi de Picos sonha com o novo prédio. A mesma conta que no atual compus, localizado no bairro Junco, zona leste da cidade, enfrenta várias dificuldades. Desde biblioteca com um acervo carente e espaço limitado para pesquisas e estudos, até laboratórios não propícios para aulas.

Alunas do curso de Enfermagem visitando a nova UESPI-Foto: Ascom Uespi de Picos

A expeditense ao chegar na Nova Uespi ficou cativada por tudo que lhe foi apresentado e disse estar empolgada. “Aqui vai ser melhor em relação aos laboratórios e, também, as salas que são maiores. Estou com grande expectativa de vir, pois vejo que nós vamos ter uma Uespi de qualidade”, destacou.

Em cada corredor que os discentes adentravam, a cada nova sala e laboratório mostrado, a esperança de estudar em um campus melhor se misturava com o sentimento de desejo e ansiedade. A estudante de Biologia Ruth Morais tentava registrar tudo com seu celular para mostrar para os colegas de sala, que não puderam ir, ver como anda os acabamentos da Nova Uespi.

Acadêmica registra toda a visita pelo celular-Foto: Ascom Uespi de Picos

Para a futura bióloga dificuldades como práticas em laboratório, enfrentadas pelos cursos de saúde, serão reparadas na instituição. “A visita que a gente fez deu para perceber que tem uma estrutura muito boa esperando pela gente. Embora ainda existam coisas que precisam ser trabalhadas, mas a expectativa é muito positiva”, ressaltou.

Uma professora presente na visita foi a coordenadora do curso de educação física Nelyda Amorim, que destacou como é complicado todo início de semestre para o curso. “Todo semestre temos que pedir espaços em outros órgãos e entidades para os discentes da instituição pagar disciplinas ofertadas na grade curricular do curso. Desde futebol, passando pelo basquete, handebol, atletismo, até a natação”, contou.

Acadêmicos visitando o novo campus-Foto: Ascom Uespi de Picos

Mas na Nova Uespi a docente diz que essa situação será parcialmente resolvida, pois a sede foi contemplada com uma quadra poliesportiva que se encontra quase finalizada. A mesma ainda disse que já existe uma negociação encaminhada com uma parceria para a construção da pista de atletismo e do campo de futebol.

O diretor da Uespi de Picos, Evandro Alberto, falou que a iniciativa dos alunos foi louvável, uma vez que a instituição é deles também. E destacou o que sentiu a ver o olhar de cada aluno diante da Nova Uespi. “Sentimos da parte dos alunos um olhar de contemplação, de pertencimento, de estar pisando em algo que foi construído para eles. O olhar era de satisfação. Nós os observávamos tirando fotos, querendo ver o que tinha na sala, perguntando quando nós nos mudaríamos”, disse.

Evandro ainda completa dizendo que os alunos puderam ver algo concreto e que a conclusão da Nova Uespi está muito perto do fim. E conclui afirmando que para tudo isso se tornar realidade no segundo semestre é preciso de empenhos. “Essa finalização precisa do empenho do governador e da agilidade da construtora para que realmente esses alunos possam contemplar na sua plenitude o que foi feito para eles”, finalizou.

Ascom Uespi de Picos

Sair da versão mobile