CidadeGeralPolíciaPolítica

PF e Ministério Público apuram denúncias de corrupção eleitoral

anuncio17 UNIFSA
procurador
procurador

A Polícia Federal a pedido do Ministério Público Eleitoral abriu investigação para apurar pesquisas eleitorais realizadas e divulgadas em vários municípios do Estado sobre as intenções de voto para prefeito. Pelo menos cinco municípios estão sendo alvo de investigação. O procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção, revelou que também está sob investigação 45 denúncias de corrupção eleitoral em onze municípios do Estado.

Segundo o MPE, existe manipulação dos resultados de pesquisa que são feitas conforme os interesses do contratante. Para alguns promotores, as pesquisas estão sendo usadas no interior para influenciar o voto do eleitor, porque os números de intenção de votos destoam de acordo com o instituto e o contratante. O MPE não quis revelar o nome dos institutos ou dos municípios que estão sob apuração da polícia, segundo o procurador, para não atrapalhar o andamento das investigações.

O relatório da investigação vai subsidiar uma ação de investigação judicial eleitoral que pode resultar na cassação de registro de candidatura ou de diploma, se os candidatos envolvidos nos processos forem eleitos. Dentre as fraudes apontadas nas pesquisas, estão a indicação de uma localidade ou bairro para ser pesquisado e até a indicação de pessoas para responderem aos questionários. As pesquisas de intenção de votos para prefeito serão requisitadas como prova em ação de investigação judicial eleitoral.

No caso destas pesquisas, não há registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), como é exigido para as pesquisas que são divulgadas e publicadas na mídia. Os dados são usados no boca a boca somente naquele município. As denúncias sobre irregularidades em pesquisas nos municípios não são novidade. Só que agora, o MPE está se mobilizando para evitar as especulações com dados de pesquisas que são considerados fraudulentos ou ilegais.

Fonte : Diário do Povo

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.