ad16
DestaquesGeralSaúde

Piauí alcança menor taxa de positividade da série histórica da pandemia de Covid-19

Emídio Matos, contudo, alertou que diversos indicadores devem ser considerados para avaliar a situação da pandemia no estado.

A taxa de positividade pelo exame RT-PCR para Covid-19 está em 7,84%. É o menor índice desde o início da série histórica da pandemia.  As informações são do Cidade Verde.

Segundo o  professor Emídio Matos, pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI), esse número se aproxima do valor de referência do CDC norte-americano, que considera o percentual de 5% como indicativo de pandemia sob controle em um território.

Ainda conforme o levantamento, o índice representa uma redução de 21,3% na 10ª semana epidemiológica de 2022, quando comparada à semana anterior. 

Emídio Matos, contudo, alertou que diversos indicadores devem ser considerados para avaliar a situação da pandemia no estado.

“Essa redução da taxa positividade é muito importante e vem reduzindo de forma continuada e acompanha a imunização da população com duas doses. Mas, agora verificamos que para aumentar a proteção contra as variantes é fundamental a dose de reforço e nesse quesito estamos em uma velocidade muito lenta”, avaliou.  

Segundo o pesquisador, nesse momento, a cobertura vacinal com a dose de reforço é um fator de preocupação, uma vez que apenas 51 municípios do estado estão com mais de 50% de aplicação de dose terceira dose, o que representa 22,76% dos municípios piauienses.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.