MunicípiosTodas as Notícias

Piauí atinge 130 cidades em estado de emergência por causa da seca

anuncio17 UNIFSA

Ao todo, 130 cidades do Piauí já decretaram estado de emergência por causa da seca que atinge o estado. A última ao ser reconhecida pelo Ministério da Integração foi o município de Coivaras, localizada ao Norte do estado. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, neste período tente a crescer as cidades nessa situação por conta das chuvas irregulares e também por efeitos danosos da estiagem de anos anteriores.

“Os açudes e lagos estão praticamente secos nessas cidades, porém ainda não há registro de falta de água para consumo humano, mas a seca prejudicou a produção agrícola e já começa a faltar para os animais. Na cidade de Coivaras, por exemplo, no mês de dezembro que costuma chover, ainda não caiu uma gota”, disse.

Açudes estão secando em várias regiões do Piauí - Foto: Reprodução
Açudes estão secando em várias regiões do Piauí – Foto: Reprodução

Ainda de acordo com o diretor, o período chuvoso na região do semiárido ocorre, anualmente, entre fevereiro e maio. “Já era prevista uma condição desfavorável a chuvas na região, então até meados de março temos essas cidades tendem a ficar em emergência. Isso é preocupante porque justamente e temos que ficar de olho”, comentou.

O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta terça-feira (3) a situação de emergência de Coivaras e mais 10 municípios. As outras cidades são dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Sul.

A medida irá garantir o acesso de prefeituras às ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. As portarias foram publicadas na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União e os reconhecimentos têm vigência de 180 dias.

G1

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.