Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Piauí atinge sua maior produção de energia eólica

Dados consolidados do boletim InfoMercado mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), apontam que a geração de energia eólica em operação comercial no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 109,7% em janeiro.

As usinas que utilizam a força dos ventos produziram um total de 3.800 MW médios no período frente aos 1.812 MW médios gerados no mesmo período do ano anterior.

O Piauí bateu recorde de produção de energia eólica em janeiro deste ano em toda a sua história ao atingir 945 MW, ocupando o quinto lugar no Brasil.

Foto: Reprodução

Na geração eólica por estado, os dados consolidados da CCEE indicam que o Rio Grande do Norte segue com a maior capacidade instalada 3.181 MW em janeiro de 2017, aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em seguida, aparece o estado do Ceará com 1.960 MW (+24,5%), a Bahia com 1.750 MW (+20%), Rio Grande do Sul, com 1.667 MW e o Piauí, com 945 MW.

É importante destacar que em janeiro de 2016 houve a formação do fenômeno Zcas (Zona de convergência do Atlântico Sul), que aumentou a chuva na região Nordeste e inibiu as condições de ventos, provocando uma geração abaixo da capacidade. Neste ano, as condições climáticas foram favoráveis à geração eólica.

A representatividade da fonte eólica em relação a toda energia gerada no período por todas as usinas do Sistema alcançou 6%. A fonte hidráulica (incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs) foi responsável por 81% do total e as usinas térmicas responderam por 13% da geração no país.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE  é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado.

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Meio Norte

Sair da versão mobile