Piauí cai no ranking de federações da CBF e SEP irá jogar seletiva da Série D
O Zangão jogará uma etapa preliminar, em jogos de ida e volta, para saber se entra ou não na Quarta Divisão.
A atualização do ranking nacional das federações, publicado nesta segunda-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), confirmou a queda da Federação de Futebol do Piauí (FFP) na edição 2021 do documento. O estado, agora 20º colocado, perdeu a vaga para o Amazonas (19º) e isso teve uma consequência imediata: a Sociedade Esportiva de Picos (SEP), vice-campeão piauiense, não entrará na fase de grupos da Série D do Brasileiro deste ano. O Zangão jogará uma etapa preliminar, em jogos de ida e volta, para saber se entra ou não na Quarta Divisão.
A queda do Piauí no ranking das federações era esperada por conta dos desempenhos dos times do estado, especialmente nos últimos dois anos, em competições nacionais. Em 2019, River-PI e Altos foram eliminados na fase de grupos da Série D – enquanto Manaus, subiu para a Série C e permaneceu na Terceira Divisão.
Nem mesmo o acesso do Altos, em 2020, para a Série C evitou a queda. O Piauí ficou com 2.491 pontos – e o Amazonas, 2.757.
A CBF criou a “pré-Série D” no ano passado, quando mudou o regulamento da competição e esticou a fase de grupos em 14 rodadas, 64 times divididos em oito grupos. Os oito estados com menor ranqueamento têm os seus segundos representantes na Série D entrando na seletiva. No Piauí, o 4 de Julho, campeão estadual, jogará a fase de grupos.
Com a entrada do Piauí na fase preliminar da Série D de 2021, jogam a seletiva os seguintes clubes:
- 20º) Piauí: Picos
- 21º) Distrito Federal: Brasiliense
- 22º) Espírito Santo: Rio Branco-ES
- 23º) Mato Grosso do Sul: Aquidauanense
- 24º) Rondônia: Real Ariquemes
- 25º) Roraima: GAS
- 26º) Tocantins: Tocantinópolis
- 27º) Amapá: Santana-AP
Um sorteio vai definir os confrontos. A Série D está programada para começar em maio.
Fonte: GE PI