ad16
DestaquesTodas as Notícias

Piauí é o primeiro estado do país a vacinar pessoas com deficiência

O jovem Pedro Setuval, natural de Teresina, foi o primeiro a ser vacinado no país.

O Piauí foi o primeiro estado brasileiro a iniciar a vacinação contra a covid-19 em pessoas portadoras de deficiência. A vacinação ocorreu na capital Teresina, neste domingo (21), com a imunização de Pedro Setuval, um jovem de 30 anos, portador de Síndrome de Down. Sua família materna é natural do município de Caldeirão Grande do Piauí.

Rosângela Setuval, mãe do jovem, diz que foi um momento de muita emoção ao perceber que o filho tomou a primeira dose da vacina. “Eu fiquei feliz e muito emocionada, não só por ele ter sido o primeiro a ser vacinado, mas pela vitória que nós piauienses conseguimos”, comemora.

Rosângela e Pedro / Foto: arquivo pessoal

A mãe ainda lembra que essa vitória só foi possível graças ao esforço de muitos setores da sociedade piauiense e da luta de pessoas pela vacinação prioritária desse grupo.
“Essa luta foi através de nossos deputados e da presidente da nossa associação “Down the amo”. Eles lutaram para que o Piauí fosse privilegiado com a inclusão de pessoas com deficiência nas prioridades da vacinação”, informou.

Para Elisângela Sales, presidente da Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Síndrome de Down (Down The Amo), a vacinação do grupo foi uma vitória de todos os que lutaram para que o momento acontecesse e que vai continuar militando a fim de que todas as pessoas com Síndrome de Down, acima dos 18 anos, possam ser imunizadas em todo o estado.
“Nossa luta continua. Queremos que todos desse grupo possam ser vacinados em todo o Piauí a partir dos 18 anos e não aos 60 anos devido a faixa etária”, afirma.

Elisângela e seu filho / Foto: arquivo pessoal

Sales diz ainda que o sentimento é de alegria e gratidão e que o coração se enche de esperança vendo os frutos dessa luta aparecerem. Ela ainda pediu para que famílias que tenham uma pessoa com essa condição genética se associem ao Down The Amo.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade