Geral

Piauí é o segundo Estado na lista de decretos de emergência; Veja dados

anuncio17 UNIFSA

O governo federal reconheceu 3.747 decretos de situação de emergência e estado de calamidade pública no ano passado. O número, o maior de toda a série histórica da Secretaria Nacional de Defesa Civil, representa uma média de dez decretos reconhecidos por dia no país.

Seca
Barreiros de água estão secando prejudicando os animais
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Ao todo, 1.940 cidades requisitaram ajuda (sendo que 2/3 delas fizeram isso mais de uma vez durante o ano). Ao decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública os municípios comunicam ao governo federal a ocorrência de um grande desastre natural e pedem a liberação de verba de emergência da União para tentar amenizar os danos.

A seca que assolou o Nordeste do país, considerada por alguns estados como a pior dos últimos 50 anos, fez com que 75% dos municípios da região tivessem decretos reconhecidos pela União. Treze cidades (11 do Piauí e duas da Bahia) tiveram situação de emergência reconhecida quatro vezes apenas em 2013.

A Bahia é o estado que concentra o maior número de municípios em emergência e calamidade (284) e é também o que detém a maior parcela dos decretos (680). O Piauí aparece logo atrás, com 612 reconhecimentos. No estado, 212 das 224 cidades entraram em emergência.

A maioria dos reconhecimentos (87%) se deu em razão de seca ou estiagem, que persiste em boa parte do país. Há também decretos por inundações, geadas e granizo, erosões e deslizamentos, incêndios, vendavais e tornado, doenças infecciosas virais e até um por infestação de uma praga em árvores.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.