ad16
DestaquesEconomia

Piauí lidera na produção de mel e grãos

Casa APIS em Picos - Foto: Arquivo RIACHAONET
Casa APIS em Picos - Foto: Arquivo RIACHAONET

Mais uma vez a produção de mel e de grãos do Piauí é destaque no Brasil e especialmente na região Nordeste. O Estado comemora a terceira maior produção de grãos da região e deverá ser o primeiro em exportação de mel.

Segundo o diretor comercial da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), Wellington Dantas, todo o Brasil fará uma das maiores colheitas. Esse ano, o Piauí já exportou 2.600 toneladas, com uma arrecadação de mais de US$ 8 milhões. Cerca de 90% da produção do mel do Estado é destinada para a comercialização externa.

Com o fim da colheita da safra 2010-2011, o Piauí consolidou sua posição de terceiro maior produtor de grãos do Nordeste, atrás apenas dos estados da Bahia e do Maranhão. Este ano, foram colhidos, no Estado, 2.262,3 milhões de toneladas de grãos, das quais 1.144,3 milhão de soja.

De acordo com os números disponibilizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo levantamento mensal da safra de grãos no Brasil, a Bahia, com 7, 3 milhões de toneladas, é o principal produtor da região. O Maranhão, com 3,3 milhões é o segundo colocado. Atrás do Piauí estão estados como o Ceará, Sergipe e Pernambuco.

O Piauí também mantém a terceira posição em área plantada. Este ano, a cultura de grãos no Estado ocupou uma área de 1.146,2 milhão de hectares, contra pouco mais de 3 milhões de hectares da Bahia e 1.583,5 milhão do Maranhão. O crescimento da área no Piauí, em relação à safra anterior foi de 13,4%. A Bahia cresceu 5,4% e o Maranhão, 9,1%.

O Estado também lidera em produtividade: avançou 44,1%, enquanto a Bahia chegou 5,4% e, o Maranhão, 23%. Na Bahia, a média colhida por hectare chegou a 2,387 mil quilos por hectare, no Maranhão,  2,088 mil quilos e no Piauí, 1.974 mil.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade