ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralMunicípiosSaúde

Piauí não receberá estrangeiros no 1º mês do “Mais Médicos”

Mais Médicos para o Brasil
Mais Médicos para o Brasil

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (10) uma nova relação de profissionais do primeiro mês do programa Mais Médicos. Apesar da lista contar com 715 nomes, entre estrangeiros e brasileiros formados no exterior, apenas indicou município do Piauí para trabalhar. E isso só irá ocorrer se ele confirmar sua participação ao Governo Federal até a próxima segunda-feira (12).

De acordo com o Ministério da Saúde, dos 715 profissionais, 194 são brasileiros formados em instituições de ensino do exterior. Destes, segundo levantamento feito pelo Cidadeverde.com, apenas um optou por atuar no Piauí, mais precisamente no município de Bocaina. Nenhum médico estrangeiro aparece na relação tendo como opção de residência uma cidade piauiense.

Quem é brasileiro e tem diploma de fora do País vai atuar com autorização profissional provisória, limitada ao trabalho de atenção básica e aos locais onde serão alocados.
O Ministério da Saúde ainda divulgou que 367 profissionais com diploma revalidado no Brasil e que não haviam homologado sua participação aproveitaram uma segunda oportunidade de se inscreverem. Desse grupo, três estão listados para os municípios piauienses de Buriti dos Montes, Jaicós e Nazaré do Piauí.
Demanda alta
No primeiro balanço do programa, foram confirmados 938 médicos brasileiros. Destes, 23 virão para o Piauí, sendo dois para Teresina, Parnaíba e Miguel Alves e um para Alto Longá, Amarante, Batalha, Boa Hora, Cabeceiras do Piauí, Caraúbas do Piauí, Curralinhos, Demerval Lobão, Gilbués, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Lagoa do Sítio, Oeiras, Palmeirais, Piracuruca, Santana do Piauí e São Francisco do Piauí.
Caso os médicos da nova lista confirmem sua participação até segunda-feira, os municípios atendidos no primeiro mês do Mais Médicos passarão de 20 para 24. Ainda assim, o número anda longe de abranger a demanda de inscritos. Dos 224 municípios do Piauí, 166 se inscreveram no programa.
Lista de municípios que receberão médicos do Programa Mais Médicos - Imagem: Reprodução/CidadeVerde
Lista de municípios que receberão médicos do Programa Mais Médicos – Imagem: Reprodução/CidadeVerde

 

Fonte: CidadeVerde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade