ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Piauí: Primeiro caso da variante do Coronavirus é confirmado pelo Lacen

A confirmação da variante no Piauí já foi comunicada ao Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.

O Laboratório Central do Piauí (Lacen), confirmou o primeiro caso da variante do coronavírus identificado em laboratório do Estado.

O Governo do Piauí informou que a cepa foi identificada no exame de um do paciente que veio de Manaus. O paciente foi monitorado, tratado com o protocolo do Ministério da Saúde, e já teve alta médica. A pessoa, segundo dados do governo, estava com sintomas leves e não chegou a precisar de UTI. Ele já voltou para o Amazonas. 

A confirmação da variante no Piauí já foi comunicada ao Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). De acordo com o governo do estado, o paciente já chegou no Piauí após 15 dias do primeiro sintoma e não estava transmitindo a doença.  Como o Lacen acompanha todos os pacientes, foi feito o exame e constou que o vírus não estava ativo, mas se assemelhava com a variante identificada em Manaus.

Veja nota do governo do estado

A Secretaria de Estado da Saúde, a Fundação Municipal de Saúde, a Superintendência do Ministério da Saúde no Piauí, Hospital Universitário da UFPI e o Laboratório Central do Piauí (Lacen), informam que foi detectado em um paciente que veio de Manaus (AM) fazer tratamento de Covid-19 em Teresina, uma variante genérica P1 do Corona Vírus. 

Vale ressaltar que ao chegar em Teresina, o paciente já não transmitia mais a doença, pois apresentou-se com uma forma leve da doença, e já estava com mais de 15 dias do início dos sintomas. Entretanto, foram mantidos todos os procedimentos médicos de isolamento e proteção das equipes de saúde, bem como  foram realizados  testes na equipe que o atendeu e não foi registrada nenhuma infecção e nem transmissão a terceiros. 

O paciente em questão já teve alta médica curado e já retornou para Manaus. Todos os órgãos públicos de saúde do país, coordenados pelo ministério da saúde, reafirmam que o auxílio a pacientes do Amazonas é uma ação conjunta, integrada em todo o território nacional, para que o atendimento seja sempre de forma segura e eficiente.

.

.

.

Informações CidadeVerde

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade