ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeral

Piauí supera meta para Ideb e fica à frente de 12 estados

Piauí fica a frente de 12 estados na meta do Ideb-Foto:Portal AZ

O Piauí e o Ceará foram os estados nordestinos que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ano passado, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) em quase 1 ponto. O resultado do Ideb 2011 foi divulgado no fim da tarde de terça-feira (14), pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

Segundo o Ideb, em 2011, o Piauí alcançou 4,4 pontos, superando com folga a meta de 3,6. Em 2009, a nota foi de 4,0. O Ceará, que tinha uma meta de 4,0, alcançou 4,9, contra 4,4 em 2009.

Os índices são definidos a partir de uma avaliação da qualidade de ensino no país a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil.

O indicador atribui nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Se no primeiro ciclo do ensino fundamental o resultado dos estados foi satisfatório, nos anos finais sete unidades da Federação não atingiram as metas: Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Mato Grosso.

No ano passado, a média nacional do Ideb foi 5 pontos, acima da meta estabelecida para o período. Os campeões foram Minas Gerais, com 5,9, e Santa Catarina, com 5,8 pontos.

Na média geral, o Piauí ficou à frente dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Fonte: Ccom

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade