ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Piauí tem 29% da população com esquema vacinal completo, relata Sesapi

O SIS-PNI é o sistema oficial de cadastramento da população que foi vacinada, onde são inseridas todas as informações da pessoa que recebeu o imunizante.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou na manhã desta sexta-feira (17), dados do Vacinômetro relatando que 29.05% da população piauiense já está com o esquema vacinal completo. Em relação a primeira dose, 60.46% dos piauienses estão vacinados.

“Se analisarmos os números de pessoas que já tomaram a primeira dose, com relação aos que foram vacinados com as duas doses e dose única, podemos perceber, que quase 50% desse total já estão completando o seu processo de imunização”, detalha o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Foto: Ascom/Sesapi

Ainda de acordo com a Sesapi, os números do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) mostram que o estado do Piauí já alcançou a marca de 3.032.789 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. O painel também apresenta 1.000.272 milhões de pessoas com seu esquema vacinal completo.

Para alcançar o esquema vacinal completo é necessário tomar as duas doses das vacinas, que necessitam do reforço, ou o imunizante de dose única.

“Esses números são reflexo de um empenho conjunto do Governo do Piauí, Sesapi e municípios, que estão trabalhando para que a imunização dos piauienses possa acontecer de forma mais célere possível”, destaca Florentino Neto.

Foto: Jaqueline Rajner

O SIS-PNI é o sistema oficial de cadastramento da população que foi vacinada, onde são inseridas todas as informações da pessoa que recebeu o imunizante. Já o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foi criado como forma de trazer transparência sobre a vacinação no Piauí, por isso há diferença nos números dos dois programas.

“Criamos o Vacinômetro para facilitar o acesso à informação sobre as vacinas a nossa população, uma vez que devido à sobrecarga de informações os dados do SI-PNI,as vezes, não ficam disponíveis, porém este é o mecanismo oficial de registro de dados dos vacinados”, explica o superintendente de Atenção à Saúde de Municípios, Herlon Guimarães.

Outra diferença entre o SI-PNI e o Vacinômetro é com relação à população vacinável. O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização estima como população vacinável do estado 2.378.190, que são todos os adultos acima de 18 anos e grupos prioritários. Já o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde considera, para contabilizar os dados, a população geral do estado, estipulada pelo DATASUS em 3.281.480 milhões.

O estado do Piauí já recebeu do Programa Nacional de Imunização 3.687.490 doses de vacinas contra a Covid-19 e repassou aos municípios 3.385.472 doses. Ainda estão com os municípios para aplicação na população 447.790 doses e há uma reserva de segunda dose de 300.018, aguardando autorização do Ministério da Saúde, para sua distribuição.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.